Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

2012 - Tempo de Recomeçar

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Querido leitor, o livro do Eclesiastes nos diz que há um tempo para tudo. “Tempo de plantar, tempo de colher; tempo de pensar, tempo de agir..., tudo tem seu tempo certo”.

Que tal aproveitar o começo do ano para repensarmos sobre nossas vidas? Depois do descanso dos feriados ou até mesmo de férias na empresa, com a mente arejada, talvez seja o momento ideal de planejar. Planejar daquele mesmo jeito que as empresas bem-sucedidas fazem e aprenderam com o filósofo grego Sócrates: Como? Fazendo perguntas. Vamos a elas.

Você já reparou em você? Como você toma suas decisões? Quais os tópicos da sua Estrutura de Pensamento você usa para tomar suas decisões? Tem a ver com razão, com emoção, valores, pré-juízos? Como você decide? Quais as suas características mais marcantes? Quais são os seus pontos fortes e fracos? O que diferencia você dos demais? Que serviço você está apto a prestar? Como está a sua embalagem? Como você mostra seu valor? Com quem você se relaciona? Onde você se encontra? Enfim... 

Longe de mim querer comparar um ser humano a um produto, somos muito mais que isso. Fiz esses questionamentos porque tenho percebido que é desse jeito que algumas pessoas bem sucedidas fazem. E isso não fica só na cabeça, elas também escrevem, fazem roteiros. Lembrando que para cada um é de um jeito.

Se você se identificou com o método, que tal um exercício? Feche então os olhos e pense: onde eu estarei daqui a dez anos? Trabalho, família, lazer?

Não consegue pensar?  Que tal tirar um tempo só para você, para aprofundar-se no autoconhecimento? Não se identificou? Aquiete teu coração amigo! Algumas pessoas funcionam assim, elas passam a vida conhecendo os outros e não procuram se conhecer. Isso não é certo ou errado, bom ou mau, apenas é assim.

Para aqueles que valorizam  como o mundo as vê vai mais algumas perguntas: que imagem você está passando para o mundo? Ela é verdadeira? Você é o seu discurso?

Se você chegou à conclusão de que seus objetivos não estão suficientemente planejados e precisa se planejar, que tal ser em 2012 então? Albert Einsten nos deixou uma boa dica de como fazer as mudanças acontecerem. Disse ele: “Os problemas mais significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando eles foram criados”.

É assim como o mundo me parece hoje. É você o que pensa de planejamento pessoal?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 30/12/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 31/12/2011
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "2012 - Tempo de Recomeçar"

  • jorge - 30/12/2011

    quando planejamos nossos objetivos e definimos o que vai ser melhor e quais caminhos a seguir,pensando sempre em alcançar essa meta, mas precisamos estar preparados e sempre prontos para enfrentar muitas tempestades e encontrar saidas e soluções para que jamais possa enterromper nossos objetivos....feliz ano novo e que 2012 possamos estar juntos felizes e sempre aprendendo.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...