Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

A Bacia e o Bebê

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

A Bacia e o Bebê

Querido leitor, aceite a minha cordial e calorosa saudação. Há uma expressão originária da Idade Média que penso ser muito oportuna para os dias de hoje. Diz ela: "Don't throw the baby out with the bath water" ou, traduzindo a ideia, “não jogue o bebê junto com a água suja”.

Essa frase vale contextualizar, afinal de contas, o texto sem o contexto pode nos levar facilmente a um erro. Como sabemos, na Idade Média, não existia chuveiro e o banho era tomado em tinas, baldes ou banheiras grandes feitas de madeira. Neste local, muitas vezes toda a família se banhava e geralmente o bebê era o último. Assim, era possível perder o bebê na água suja.

Significando e traduzindo para os dias de hoje, a expressão pode nos falar de alguém que se apressa demais em seu estilo de vida corrido e, inadvertidamente, acaba descartando muita coisa sem prévia análise.
Você é assim? Você conhece alguém assim?

Possivelmente você já deve ter ouvido pessoas com expressões que universalizam os termos e os assuntos. É a mãe que diz que os filhos são sempre relaxados, o trabalhador que diz que todo patrão não presta, é jornalista que afirma detestar a política, pois todos os políticos são corruptos. Enfim, joga o bebê limpo fora junto com toda a água suja.

Mas os exemplos não param. Podemos citar ainda aquele torcedor que na estreia do novo jogador contratado, ele erra o primeiro chute e então é chamado de perna de pau. No comércio, há cidades discriminadas apenas porque meia dúzia de compradores deixaram de pagar suas contas e a cidade passa a ser a cidade dos velhacos.

Se formos alastrar ainda mais, poderemos ouvir que no Rio de Janeiro só tem malandro, que na Bahia só cantores de axé, no nordeste só vadios. E isso, como sabemos, não é verdade. É jogar o bebê novamente fora junto com a água suja.

Talvez o grande ensinamento dessa metáfora é o de que devamos perceber que tanto o bebê limpo quanto a água suja fazem parte desse plano e que ambos são reais, existem, se completam e fazem parte do pacote da realidade que vivemos.

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 02/10/2013

Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...