Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

A Felicidade como Busca

Deixe um comentário
A Felicidade como Busca
Aristóteles dizia que a meta de toda atividade humana deveria ser a felicidade. Sua Santidade, o Dalai Lamma, também diz algo assim, para ele, o que une as quase sete bilhões de pessoas que habitam o planeta é que “todos buscam a felicidade”. Lembrando que isso é assim para eles.

Existem verdades questionáveis sobre a felicidade. Por exemplo, a vinculação de que só seremos felizes se tivermos sucesso é a primeira grande armadilha, pois é só pensar que felicidade e sucesso não são sinônimos, basta observar o número de ricos e famosos infelizes. Algumas pessoas vinculam meta para se alcançar a felicidade, ou seja, só será feliz quando casar, outros quando receberem aquela promoção, outros quando se aposentarem e assim por diante.

Algumas pessoas são felizes com coisas simples, apenas dando um passeio com seus filhos, praticando um esporte, tomando um sorvete com a namorada, batendo papo com amigos regado a um bom vinho. Para outras, a felicidade está relacionada com grandes feitos, com coisas grandiosas. Outras não estão em busca de sua felicidade e sim da felicidade do outro. Para cada um é de um jeito.

Será que se identificarmos as épocas, os períodos que somos mais felizes e expandi-los ao máximo, e identificar também as épocas em que somos menos felizes e reduzi-las ao máximo possivelmente nossa vida seria ainda melhor? Talvez a melhor maneira de nos tornarmos mais felizes é deixar de ser infeliz. Que tal eliminar os “vales de infelicidade”, aquelas coisas que tendem a nos tornar ativamente infelizes?

Quem sabe chegará o tempo em que você terá momentos tristes, mas apenas momentos tristes em um ser feliz.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre felicidade?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 29/11/2012 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 30/11/2012.
Voltar para Café com Mistura

9 Comentários para "A Felicidade como Busca"

  • alampeck m. brandao - 30/11/2012

    Ha muito tempo já havia percebido,que a felicidade custa menos do que imaginamos,se todas as passoas trabalhassem mais o seu espiritual,veriam que felicidade é a coisa mais simples de se conquistar.

  • Ivanete March - 29/11/2012

    Bela reflexão!!
    Acredito que, primeiramente 100% felicidade mesmo, nos dias de hoje, seja algo mais insatisfatório e menos satisfatório...o que não quer dizer impossível de ser... como colocaste muito bem ao dizer...."apenas momentos tristes em um ser feliz". Suficiente!? Imprescindível!
    Concordo muito na questão de quando muitos vinculam, que só seremos felizes se tivermos sucesso(status, riqueza). Armadilha mesmo! Soberba, hipocrisia, individualismo...Felicidade é "cousa pouca". Se soubermos intensifica-la em mais e simples momentos; e mesmo que estes não sejam eternos...é saber e poder viver... E isso é muito!
    Parabéns pelo artigo!
    Abraço

  • tiago duminelli - 29/11/2012

    Boa tarde,
    Nao preciso acrescentar mais nada, ou faço das suas minhas palavras.

    Seja feliz, pois a felicidade é algo tão simples.VIVA.

  • Pedro Acácio - 29/11/2012

    Acredito que a felicidade é poder participar na construção da felicidade de outras pessoas, só assim me sinto realmente feliz.
    Acredito que você tambem contribua para a felicidade de outras pessoas, não só essas pessoas que podem ler ou ouvir seu comentários que acredito são bem aprofundados e de bom gosto.
    Um Abraço!

  • Rogério Marques - 29/11/2012

    Bom dia Beto.

    Muito bom, e é realmaente assim mesmo, felicidade são pequenos momentos.

  • Albertina M. Silvestrini - 17/08/2011

    Olá Beto, texto lindo e reflexivo, como a palestra do Lama na Oikos, no decorrer da mesma lembrei-me de tantas pessoas que deveriam estar ali ouvindo tais palavras, com certeza sairiam dali outras pessoas . Parabens.

    Estamos Juntos
    Albertina

  • Antonio Aldrin Casagrande - 14/08/2011

    Acredito muito, que a felicidade está nas pequenas coisas da vida, seu comentário vem de encontro com aquilo que penso e vivo.

  • Laurentino Bonetti - 13/08/2011

    Bom dia,
    Nos dias de hoje quando botar a culpa no outro se tornou estratégia, reclamar, e por vezes sem procedência, é praxe, não poderia ser melhor alguem fazer uso de um veículo como o seu, para transmitir mensagens que remetem o "ser" a reflexao, pois isso falta a muitos de nos no dia a dia. Parabens pelo seu trablho que é muito bom.
    Abraço

  • adauton - 12/08/2011

    Ontem fui a Palestra do Lama no Oikos falando sobre a Felicidade, só a forma que ele falou durante duas horas no mesmo tom e intonação deixou a todos felizes. Existe varios exemplos de FELICIDADE. Acredito que a maior felicidade é saber que podemos ser FELIZES é só praticar.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...