Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Água

Querido leitor, que você esteja bem e em paz. Como sabemos, em média o ser humano possui 70% de água em todo o corpo. E que durante meses todos nós vivemos envoltos nela, quando nos desenvolvíamos na placenta de nossas mães.

A composição da água é de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, sendo que, apesar de todos os desenvolvimentos tecnológicos e científicos, o homem até hoje sequer chegou perto da produção desse precioso líquido. Talvez seja por isso que algumas nações insistem nas viagens interplanetárias e nos estudos dos planetas longínquos, onde a notícia mais esperada é o indício de água.
Nas condições mais difíceis de sobrevivência, sejam elas experiências científicas ou vivências reais em catástrofes, o ser humano demonstrou que pode viver mais tempo sem alimento, sem luz, mas não pode viver sem água.

“Terra, planeta água”, canta Guilherme Arantes sua bela poesia. “A terra é azul”, exclamou Yuri Gagarin, o cosmonauta soviético, primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961.

Recentemente, um amigo que tem poço em casa me relatou uma experiência vivida pela família que vale a pena repassar. Simplesmente um final de tarde sua filha foi na torneira lavar a mão e não tinha mais água. Falou para a mãe, que falou para a outra irmã e que chegou até o pai. Faltou água no poço. Sem água, a bomba não ligou, a caixa não encheu e nada pode ser feito.

Aquele dia não houve banho, não houve descarga, não se lavou roupa e não se tomou água daquela fonte. No final da tarde, o pai, sensível, reuniu a família em torno da torneira seca e refletiu com todos os membros da família que quando pedia um banho breve, economia ao lavar a louça e escovar os dentes, estava se referindo a isso, a falta de água. “Agora é o momento de economizar”, comentou ele. Que continuou: “Depois que ela estiver contaminada, poluída, escassa ou em falta, quase que não teremos nada a fazer”.

Diante da crise da falta de água no poço, meu amigo refletiu com a família sobre a importância do ato de cuidar e economizar a água, na prática. Dali para frente, tudo mudou naquela família e mesmo que o nível do poço veio a subir dias depois, todos perceberam a importância da água e que não se vive sem ela.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, qual sua atitude perante a água?

Beto Colombo

Voltar para Café com Mistura

4 Comentários para "Água"

  • Andrea Pedrosa - 21/05/2012

    Muito bom este alerta ,pois a água é o nosso maior "tesouro natural"e todos juntos devemos preservá-lo.

  • jorge - 21/05/2012

    Eu não quero acreditar e não posso ficar pensando que a água vai acabar,se isso acontecer fico imaginando meus amigos que passam preticamente todoas às manhãs de sabado lavando seus carros,muitas pessoas lavando suas calçadas com a mangueira aberta, jogando fora millhares de litros desse liquido precioso,qual seria a melhor forma de conscientizar essas pessoas...que chova logo porque os animais não merecem isso...

  • Tiago Duminelli - 21/05/2012

    Boa noite, infelizmente nem todos aprendem assim, no dia em que falta a agua todos percebem que sem ela é realmente impossivel de sobreviver, mas o que se ver é que nos dia seguintes onde jorra agua das torneiras, os mesmos parecem esquecerem a importancia dela. Entao vai um pedido cuidem bem, nao desperdice, se possivel use agua da chuva para lavar carros, calçadas e etc... pensem mas pensem muito seus filhos nossos filhos vao precisar dela, nao polua ela é algo precioso e no dia que a nao tiver mais voce concerteza sabera de sua importancia. Obs.: Existem lugares que os seres humanos nao tem um copo de agua limpida para beber, PENSE NISSO. Um abraço

  • Jô Lopes - 21/05/2012

    A água é vida, para vida. Temos como cuidá-la, antes que ela desapareça e nós em sequência desaparecemos também.Mas,confiamos na consciencia humana ativa, antes que aconteça o que não desejamos.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...