Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

All the lonely people

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

All the lonely people

Queridos leitores. All the lonely people, todas as pessoas solitárias, todas as pessoas solitárias, de onde elas vêm? Diz a música dos The Beatles. Tenho refletido muito sobre o número de suicídio nos Estados Unidos, após a crise americana. Reflito sobre vida, sobre morte, sobre ânimo e desânimo, sobre sonhos frustrados. E isso me leva a apontar dois tipos de pessoas: as que querem viver e as que não querem viver.

As que querem viver fazem quimioterapia, perdem cabelo, ficam enjoadas, passam mal. As que buscam viver enfrentam madrugadas e fazem longas viagens atrás da cura em outras cidades. As que decidem viver não perdem a esperança e investem por dentro e por fora, no corpo, na mente, no espírito e se reinventam, buscam forças onde não há.

Mas, apesar de tantos buscarem a continuidade da existência, alguns parecem que buscam o contrário, não querem viver. Falo de alguns jovens que, em alta velocidade, desafiam a física, a natureza e a vida pelo prazer momentâneo da adrenalina. Falo daqueles que não se cuidam: bebem, comem de forma compulsiva e até doentia, provocando o desequilíbrio, a doença.

Lembro-me do livro “Nosso Lar”, de Chico Xavier, aonde o médico André Luiz chega no umbral após sua passagem e é recebido com a afirmação de que estava ali porque havia se suicidado. “Não, eu não me suicidei”, defendeu-se. Mas logo foi rebatido: “Com o seu estilo de vida, dá pra dizer que não foi suicídio?”.

Freud também falava na pulsão de vida e na pulsão de morte. Assim como desistir da existência é uma posição, a sua continuidade neste plano também é uma decisão.

Algumas pessoas estão desistindo porque seus scripts foram quebrados, seus roteiros foram rasgados. Será que quebrar o script é quebrar a vida? Para mim não é. E para você como é?

_____________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 08/07/2013

Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...