Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Ambientes Criativos

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Ambientes Criativos

Querido leitor, que você esteja em paz. Nossa reflexão no Como o Mundo me Parece de hoje é sobre “Ambientes Criativos”.

Esta experiência ocorreu em nossa viagem de estudo que fiz à Grécia em 2009 com um grupo de filósofos clínicos de todo o Brasil. Depois de um dia nos aprofundando no filósofo grego Sócrates e os prováveis motivos de sua morte, subimos na cobertura do Hotel Titânia, no centro de Atenas.

Sentamos à mesa no restaurante e com um bom tinto nas taças. No céu, um luar “sob encomenda” e uma vista deslumbrante para a Acrópole toda iluminada. Um visual inesquecível.

Envolto aquele clima, nosso professor Lúcio Packter perguntou: O que será que atraía tanta gente para cá nos 500 a.C? Aquela pergunta nos fez refletir e também filosofar por horas naquele ambiente de Jardins de Oliveira nos altos do edifício.

Trazendo essa reflexão para hoje, poderíamos fazer a seguinte pergunta: Como explicar a existência de tantos arquitetos, filósofos, escultores e escritores na Atenas de Péricles? E por que houve tantos pintores, escultores, arquitetos, historiadores e poetas, todos juntos, na Florença de Médicis? Por que viveram tantos psicólogos, físicos, filósofos, escritores, pintores, designers, arquitetos e músicos, de novo, todos ao mesmo tempo, na Viena de Klint e de Musil?”

Uma resposta definitiva provavelmente não exista, porém, podemos sim afirmar que ambientes criativos atraem pessoas criativas e essas pessoas criativas acabam criando lugares ímpares na nossa geografia e na nossa história. Em muitos casos, os ambientes externos influenciam pessoas, mas o inverso também pode ser dito, que pessoas podem influenciar os ambientes externos.

Tenho percebido ultimamente que algumas pessoas plantam cactos e querem colher uvas. Algumas pessoas querem atrair beija-flores e esquecem de plantar flores. Outras gostariam de atrair peixes coloridos e envenenam as águas.

Mais uma pergunta que cabe para esse tempo de mundo acelerado que estamos vivendo. E prometo que vai ser a derradeira pergunta no artigo de hoje. Que ambiente estamos criando para atrair bons fluídos, que tipo de pessoas queremos atrair para perto de nós?

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que está fazendo vai atrair o que está buscando?
_________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 26/06/2012 e no Jornal A Tribuna no dia 27/06/2012.

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Ambientes Criativos"

  • vania burigo - 26/06/2012

    Ótima reflexão!

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...