Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Amigo Cão

Querido leitor, era sexta-feira lá pelas quatro. Minha companheira e eu saímos de mãos dadas à caminho da padaria. O desejo era um só: degustar aquele café expresso com um sanduíche de pão integral com queijo branco, tomate e alface; nosso predileto naqueles dias de novembro.

Chegamos à padaria guiados pelo olfato e por aquela lembrança gustativa de outras tardes de sextas. Da loja próxima à padaria um cachorro sai bem lentamente, para na nossa frente, me olha fixamente nos olhos. Nós dois, um vendo o outro, olhos nos olhos, olhos de ternura como que de duas criaturas de espécie diferente feita pelo mesmo criador.

Estamos aí de frente um para o outro como se fôssemos velhos conhecidos, eu indo para o sul, ele para o norte. Desvio meu olhar para o leste e ele acompanha, voltamos a fitar olhos nos olhos. Tomo a iniciativa do diálogo e pergunto: Como vai? Nos conhecemos? Ele responde que sim ao abanar o rabo. Estamos indo à padaria, quer vir conosco?

E ele deu meia volta e nos acompanhou. Na mesa o café, os sanduíches de pão, queijo e tomate. Corto uma fatia e ofereço ao amigo cão, ou será cão amigo?

Levo a fatia a sua boca e ele pega delicadamente da minha mão, põe no chão, cheira e volta a me olhar com ternura. O que foi, não gostou? E ele cheira e lambe o sanduíche pelas laterais, foi quando então entendi que sua preferência era pelo queijo e não pelo pão, era pela proteína e não pelo carboidrato. Retiro o queijo do meio do meu sanduíche e dou em sua boca, que come vagarosamente, deixando um pedaço de sobra.

O que foi amigo, não gostou? Prefere outra coisa?

Não se tratava de fome, intuitivamente descubro que ele estava apenas em busca de companhia.

Saímos nós três da mesa externa da padaria passeando vagarosamente em direção ao norte e na primeira esquina ele vira à direita, anda uns dez metros, olha para traz, balança o rabo e se despede.

E foi assim o começo de uma bela amizade com aquele cãozinho de cor marrom café. Como é bom encontrar um amigo na calçada da padaria.

E você, já degustou um café expresso com um amigo?

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 18/12/2013

 

 

Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...