Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Amor de Cachorro

Deixe um comentário
Amor de Cachorro

Querido leitor que você esteja em paz. Nosso tema hoje é sobre amor, mas não amor de humano para humano, mas de cão.

Quando estou em Criciúma, invariavelmente, vou diariamente na empresa que dirijo. Não tenho uma rotina e nem um itinerário, mas procuro sempre estar em meu trabalho para acompanhar o desenvolvimento das ações.

Quando chego na empresa, geralmente sou recepcionado por alguns cães que foram se chegando, se alimentando, se fixando e ali permaneceram. São cães de rua de todos os tipos, tamanhos e pelagem, mas todos têm a mesma história: ao perambular pelas ruas, encontraram nosso portão aberto, entraram, receberam carinho, alimento, acolhida e ali vão ficando. Parece-me que eles sentem que são bem-vindos, principalmente elas, as cachorras, que são a maioria.

Cada vez que chego na Anjo, sou acolhido pelos animais que batem o rabo e demonstram alegria. Geralmente mexo e até brinco com eles que são sempre inspiradores.

Aprendi a amar os cães desde criancinha, pois na nossa grande casa sempre tinha animais como alguns gatos e muitos cães. Além, é claro, de cavalo, vaca, boi, ovelha, carneiro, porco...
Lembro-me com saudades de alguns cachorros como o Tobe, o Pelé, o Furtão. Este costumava roubar o alimento dos outros cães, por isso nossa mãe o “batizou” de Furtão. Depois vieram outros cachorros, mas os mais queridos foram esses.

Cachorros sempre fizeram parte da minha história e, ao casar, da história da minha família. Foi assim que surgiram outras adoráveis criaturas, como a Kuka, uma cocker, a Prima e o Geraldo, labradores, além da Lia, a Pretinha, a Bia entre tantos outros.

Falando assim, talvez você que nunca teve uma proximidade com este tipo de animal, não entenda. Só quem tem um cão pode entender o amor incondicional deles em relação a nós, seus cuidadores. Pode ser frio, calor, cair uma tormenta, desde que seja sem trovoada, lá vai estar o animal, ao nosso lado.

Durante esse tempo todo, desde a infância em uma casa na encosta do morro do Caravaggio até os dias de hoje em um apartamento no centro de Criciúma, não consigo imaginar minha vida sem um cão. Na verdade, sinto que uma casa se transforma em lar quando ela tem um animal. Há casa que tem tartaruga, peixinho no aquário, passarinho, mas o cão, para mim, é o símbolo do lar.

O cão expressa humildade, amizade, em muitos casos, sentimentos. Sim, sentimentos. Não tem como olhar no olho de um cão e não sentir sua alegria ou sua dor. Às vezes, tenho a impressão de vê-los chorar e isso também me comove.

Dizem que o gato é mais apegado a casa e o cão mais apegado às pessoas que nela moram. Não sei. Talvez sejam jeitos diferentes de ser. Mas uma coisa eu sei: viver com outros animais próximos, tê-los em nossa companhia, é a certeza de que sempre haverá algo para ver, para sentir, para curtir.

Em tempos onde o homem já pisou na lua e fotografou em Marte, talvez o próximo grande avanço da ciência seja reconhecer que não só os seres humanos têm alma, os outros animais também.

É assim a minha relação com os animais hoje. E você, como se relaciona com eles?

_________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 10/09/2012 e no Jornal A Tribuna no dia 11/09/2012. Artigos inéditos serão veiculados a partir de março de 2013.

Voltar para Café com Mistura

14 Comentários para "Amor de Cachorro"

  • Rose Azevedo - 05/02/2014

    Tenho 2 tartaruguinhas minusculas e agora uma cachorrinha. Está sendo o xodô da casa. Até meu marido que ñ queria se apegou a ela. Coisa mais gostosa !!

  • marcia - 19/08/2013

    AHHH!! Eu amo meus 4 cachorros para toda minha vida, tenho as patas deles tatuadas na minha pele, Amor Eterno, fiz esse homenagem porque vou ama-los até meu último suspiro, Eles são minha maoir Alegria quando vejo aqueles olhinhos pretos feito uma jaboticaba, me olhando, pegando o brinquedinho e pedindo pra eu brincar com eles, de ficar me chamando com a patinha insistentimente pedindo só um pouquinho da minha atenção, e quando pego um biscoitinho ou levo pra passear a felicidade é nitida, e depois de tudo isso o que mais amo é quando eles dormem, feito um corocol, busca um pedacinho da minha cama só pra ficar ao meu lado... Eu fico por minutos olhando , olhando aquele serzinho mais lindo e puro que Deus colocou na minha vida.e encho eles de beijo. AMO

  • zelio - 10/01/2013

    Beto, boa tarde,
    é amor prá cachorro mesmo! Lembrando Nietzsche, "aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal". Abração e... ficariamos honrados se visitasse nosso site: www.r3animal.org.br

  • Iva - 09/01/2013

    É tudo isso mesmo!! (lindo artigo)
    As grandiosas e inigualáveis experiências com os animais, todos!! Amo-os muito!
    Cada qual com seu jeito de ser e surpreender...os cães como você descreveu bem, são adoráveis, expressivos e muito amigos, fiéis companheiros, atrevo a dizer que; muitos, muito mais amigos, do que amigos de "amigos humanos". Me refiro a gente mesmo.
    Eu tenho um gatinho que está ao meu lado o tempo todo. Quando em um determinado tempo que tive de me ausentar de casa, ele quis ficar por aqui. Tentamos levá-lo comigo, mas ele voltou...é como se estivesse me esperando pra estar bem e voltar pra casa...lindo isso!
    Eles tem uma enorme sensibilidade, amor e carinho, muitas vezes, incomparáveis.

    "Para as "pessoas" que maltratam os animais, deveriam haver punições severas."

    Quem nunca teve um animalzinho de estimação, deveria tê-lo. Adotar um vira latas, por exemplo, e saber cuidá-lo e respeitá-lo, fará toda a diferença na vida de qualquer pessoa...pra melhor!!
    Um abraço,
    Iva

  • Jonatas David - 09/01/2013

    Beto, parabens pelo artigo.
    Muito de nós passa todos os dias por nossos animais mas não percebem o quanto é bom te-los por perto, as vezes quanto estou chateado ou cansado, antes de entrar em casa binco com minha cadela, porque ela não se importa se estou chateado com algo ou com alguém, ela sempre vem com toda alegria me receber no portão.
    É muito gratificante, você saber que apersar de tudo que acontece em nossa vida tem um animal que só se importa em nós fazer Feliz.

  • Roberto - 09/01/2013

    Beto, bom dia, é assim mesmo. Os cachorros, e sobre tudo as cachorras, tem esse relacionamento especial conosco os humanos, além de qualquer conforto. Vejamos senão os homens de rua, até muito deles, tem um cachorro do seu lado, para brindar o carinho, a companhia, o calor vivo.

  • Gilmar cechet - 09/01/2013

    Sempre tive horror a animais domésticos, mas confesso que estou me rendendo, realmente acho que eles têm o que nos humanos chamamos de alma.
    Tenho visto algumas "coisa" vindas deles que me deixaram "boquiaberto" .

  • Maria Helena - 01/12/2012

    oi Beto adoro qdo vc fala sobre cachorro pois e tudo de bom,so tem amor verdadeiro qurm sabe amar cachorros.

  • Boris - 29/11/2012

    Gostaria de sua opinião: -A natureza do cachorro--- O cão já nasce para dar amor incondicional ao seu dono ou familia que o acolhe desde pequeno, ou ele dá seu amor incondicional para o dono ou familia, porque é bem recebido, ganha casa, comida, roupa e segurança, como gratidão pelo ser humano fazer tudo de bom para ele?
    OBS- Se o cão não tivesse a assistência humana permanente, ele se viraria por si próprio para
    sobreviver neste planeta? (é o caso de se observar os
    cães de rua como vivem).

  • jorge - 12/09/2012

    Dei de presente uma cachorrinha ao meu filho quando ele tinha 7 anos,o nome escolhido por Ele foi pitt. Hoje ele tem 17 anos e éla continua entre nós,eu recomendo à todos que possam presentiar seus filhos com animais,pois isso vai fazer com que as crianças tenham responsabilidades e vão aprender a amar os animais.

  • alexandra - 12/09/2012

    um cachorro não precisa de carrões,de casas grandes ou roupas de marcas,um graveto esta ótimo pra ele o cachorro não se importa se voce é rico ou pobre,inteligente,idiota,esperto ou burro de seu coração pra ele,e ele le dará o dele de quantas pessoas voce pode falar isso?quantas pessoas fazem voce senti raro e puro e especial,quantas pessoas fazem voce se senti extraordinário.amo os animais

  • Tatiane Farias - 11/09/2012

    Boa tarde Beto,
    Tenho dois cachorros e não poderia imaginar minha vida sem eles. Me identifiquei com tudo que você escreveu, parabéns pela maneira de expor esta ligação tão forte que existe entre o animal e seu cuidador...

  • Mari - 10/09/2012

    Há pouco tempo, uma cachorrinha que não encontrou o portão aberto, mas passou pelo meio das grades, acabou ficando lá por casa. A "Nina" trouxe alegria ganhou nossos corações! Tinha esquecido como era bom ter um cãozinho... Adorei o artigo.

  • Jô Lopes - 10/09/2012

    Bom dia Beto,querido !
    Minha experiência com animais,foi no curto tempo da minha infância,mas os meus filhos sempre tiveram um animal em casa para cuidar e até hoje eles têm,cães de raça ou viralatas.Eu não tenho nenhum animal,mas os respeito e tenho muito carinho por eles.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...