Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Aparência

Querido leitor e querida leitora, que vocês estejam bem. Nosso tema hoje é sobre aparência.

Em minha recente viagem a Goiás, onde fui a trabalho, li um artigo deveras interessante na revista de bordo que a empresa aérea oferece aos passageiros. Falava sobre cuidados para manter uma boa aparência. E o mais interessante é que já existem várias empresas no país que cuidam disso e que há até um profissional que cuida disso dentro das organizações: são os consultores e as consultoras de imagem.

Comecei a ler a matéria de páginas espelhadas por curiosidade, mas depois fui ficando interessado. Na matéria publicada foram entrevistadas diversas personalidades do mundo da “imagem”, tanto mulheres quanto homens. Importante ressaltar que este tipo de serviço não é só requisitado para as empresas prestadoras de serviço, as de produtos também querem que seus profissionais tenham uma boa imagem, começando, é claro, pelo produto.

Fazendo uma ponte com a palavra em questão, vale ressaltar uma máxima do jornalismo impresso que uma imagem vale mais que mil palavras. E a imagem é captada numa fração de segundo e este passa uma imagem, às vezes positiva, às vezes nem tanto, mas é uma informação. Também trago a este artigo de hoje o filósofo Karl Marx, que dizia: “Se a aparência representasse a essência, não necessitaríamos de ciência”. Às vezes, o que vimos é totalmente retorcido da realidade, depende muito do filtro que usamos e este filtro é fruto da vida de cada um, ou seja, da sua historicidade.
Mas voltemos à matéria da revista de bordo do avião.

O texto despendeu um bom tempo defendendo a importância de se preocupar com a imagem, de garantir uma boa primeira impressão, mas pouco ou quase nada falou sobre manter esta impressão. Ateve-se a dar conselhos do tipo “o cabelo deve estar sempre preso, seja com rabo ou com coque, para que o rosto tenha aparência de limpeza”. Mas não foi só isso. Também sugeriu brincos pequenos para não atrapalhar no atendimento e esmaltes escuros devem ser evitados e devem ser removidos quando começar a lascar.

Aparências, aparências, aparências. Lendo a matéria parece que estamos entrando em um mundo desumano, onde a robotização está padronizando até o tipo de cabelo e de esmalte. Parece? Escute só mais esta dica: “Jamais o funcionário deve aparentar cansaço”.

Li atentamente esta frase e, inconformado, retornei a ela após o final da leitura. Não queria acreditar, mas sim, estava escrito: “Jamais o funcionário deve aparentar cansaço”. Os pais estiveram com o filho pequeno até quatro da manhã no pronto-socorro, mas jamais isso deve transparecer. Que coisa não?

Talvez, se realmente enxergarmos o que está ocorrendo, não algo que deveria ocorrer, poderemos ver graça, beleza e profissionalismo nas relações. Poderemos, quem sabe, dizer: “Vejo que estás cansado e aparentando uma certa fadiga, mas sabendo do contexto, também percebo que estás tendo um excelente rendimento”. O que você acha?

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre aparência?
_________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 30/07/2012 e no Jornal A Tribuna no dia 31/07/2012.

Voltar para Café com Mistura

3 Comentários para "Aparência"

  • Marilucia de Oliveira Gandon - 25/08/2012

    Gostei muito deste olhar... Vivenciamos todos os dias agressões verbais embasadas nas aparências. Percebo que a pessoa que o faz, pode se dar conta ou não de sua atitude... ótima pauta para diálogos...

  • Jô Lopes - 30/07/2012

    Boa noite,Beto !
    Considerando a mensagem do seu texto,percebe-se o interesse de quem acha que uma forma de usar o cabelo preso,a cor do esmalte,vai atrair mais os clientes e assim,muitas pessoas,são moldadas como um padrão de linha de montagem para obter atração.Mas,alguns preferem seguir sua autêntica aparência se sem se deixar moldá-la.

  • Adauton luiz Deolindo - 30/07/2012

    Todos que falam de aparência se referem ao VENDER esta aparência não a SER esta APARÊNCIA ai a diferença, entenderam.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...