Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Benefícios da Informação

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Quase tudo o que ouvimos, lemos, vemos e até o que sentimos, armazenamos e podemos chamar de dados e, se tratarmos esses dados, eles se transformarão em informação. Além disso, se usarmos tais informações para o crescimento pessoal ou da empresa, poderemos chamá-las de conhecimento. 

Quer um exemplo? Recentemente um colega meu ligou para uma farmácia pedindo um remédio à base de penicilina. A atendente perguntou seu telefone e, pelo número, confirmou seu nome, endereço, forma de pagamento e o alertou  sobre o fato de que ele era alérgico à penicilina. “Muito bem”, respondeu, “porém, o remédio não é pra mim e sim para meu filho”, e novamente ela o surpreendeu perguntando se ele já havia feito os exames para ver se não era alérgico como o pai, afinal de contas, a genética influencia nesta área. Em seguida, fizeram os testes e resolveram o problema.

Quer outro exemplo? Fui ao supermercado e reparei que os produtos que costumo comprar não estavam no mesmo lugar e vários outros estavam também em prateleiras diferentes. Estranhei e fui a fundo para saber o porquê da mudança. Fui informado então pelo responsável do departamento de marketing da rede, que eles aplicaram uma pesquisa para conhecer os hábitos de compras dos principais clientes e descobriram a sequência de compras mais comum das donas de casa. Então, facilitaram a vida delas organizando os produtos segundo uma sequência lógica das compras. Como fizeram? Lembra-se do Cartão Fidelidade que dá bônus, prêmios? Na realidade, eles estão mesmo é querendo dados para transformá-los em informação e a informação, em conhecimento. E, como sabemos, conhecimento, informação, transformam-se em poder.

Poderia citar inúmeros exemplos, mas prefiro perguntar: como você trata as informações armazenadas no banco de dados em sua vida? E na empresa? Você conhece os hábitos dos seus clientes? Como eles costumam comprar? Preços? Prazos? Produtos? Como eles gostam de ser tratados? A que horas eles preferem receber visitas? Quantas vezes por mês eles gostariam de receber as mercadorias? Data de nascimento? Aniversário da esposa? Aniversário da empresa? E por aí vai.

Você não faz nada disso? Você se incomoda de não se lembrar desses dados? Se você for líder de uma empresa, provavelmente esteja na hora de mudar de hábitos. Ou então, continuar sentado à beira do caminho, observando a banda do capitalismo passar.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre informações?

______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 09/08/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 10/08/2011. Artigos inéditos nesse espaço, a partir de março de 2012.
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Benefícios da Informação"

  • Adauton Luiz Deolindo - 09/08/2011

    Com certeza meu caro Beto, a informação é tudo mas todos aqueles que reclamam é porque não o fazem. De agora em diante ja sei onde me inspirar, vou ler todos os dias os seus artigos.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...