Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Canto das Sereias

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Querido leitor, rogo que você esteja bem! Conta a mitologia grega que em seu regresso de Tróia ao seu Reino Ítaca, Ulisses enfrenta diversas provações. Uma delas foi a passagem pela costa da Ilha das Sereias.

As sereias eram ninfas marinhas que tinham o poder de enfeitiçar com o seu canto, todos que as ouvissem, de modo que os infortunados marinheiros sentiam-se irresistivelmente impelidos a se atirarem ao mar, onde encontravam a morte. 

Aconselhado por Cirne, Ulisses tampou com cera os ouvidos de seus marinheiros, de modo que eles não pudessem ouvir o canto e pediu que o amarrassem no mastro do navio, instruindo seus homens para não libertá-lo até passar pela Ilha das Sereias. Assim o fez e dessa forma passaram sãos e salvos.

Há um ditado popular que diz: “É melhor ouvir isso do que ser surdo”. Você já deve ter escutado por aí, não é mesmo?

Nas empresas, quantos colegas trocam seus empregos atraídos pelo canto da sereia com promessas milagrosas, que nunca aconteceram e em seguida estão aí arrependidos, querendo voltar? Nessas horas, muitos deles preferem estar com ouvidos encerados. Deputados, vereadores e vereadoras que mudaram de partidos atraídos pelo canto da sereia, você conhece algum?

Muitas vezes, o melhor é ser surdo do que cair no canto da sereia, ou então, ouvir calúnias, fofocas, difamações sobre nós para não sofrer o que sofremos, não é mesmo?

Minha avó dizia que uma calúnia, uma fofoca, uma vez pronunciada em público é como jogar um saco de plumas ao vento. É impossível recolhermos na íntegra.

Ulisses, nessa passagem, pode escolher entre ouvir ou não ouvir o canto das sereias e ele foi dono de seus atos, ele pode optar e escolheu ouvir. Essa, talvez seja uma boa dica para nós. Temos o livre arbítrio, podemos tapar nossos ouvidos na hora que quisermos, ao invés de alugarmos as calúnias, as fofocas e notícias que nos atormentam.

Quem tem ouvido para ouvir, ouça. Ou então tampe com cera. Você tem esse direito.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre o canto das sereias?
_____________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 29/11/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 30/11/2011. Novos artigos nesse espaco a partir de marco de 2012.
Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...