Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Ouça o audio deste artigo

Cativar

Querido leitor, querida leitora. O Pequeno Príncipe, escrito por Exupéry, encontrou-se com um bichinho em um distante mundo, bichinho esse que ele nunca havia visto antes, uma raposa. Esta lhe disse:

- Você quer me cativar?

- O que é isso? – Perguntou o menino.

- Cativar é assim, disse a raposa: - Eu me assento aqui, você se assenta lá, bem longe. Amanhã a gente se assenta mais perto e assim aos poucos, cada vez mais perto...

O tempo passou, o Principezinho cativou a raposa e chegou a hora de partir.

- Eu vou chorar, comentou a raposa.

- Não é minha culpa, respondeu a criança. – Eu lhe disse, eu não queria cativá-lo. Não valeu a pena, você percebe? Agora você vai chorar!

- Valeu a pena sim, respondeu a raposa. – Quer saber por quê? Sou uma raposa, não como trigo, só como galinha. O trigo não significa absolutamente nada para mim, mas você me cativou. Seu cabelo é louro e agora, na sua ausência, quando o vento fizer balançar o campo de trigo eu ficarei feliz pensando em você. Que texto, que diálogo!

Para aquelas pessoas que não estão satisfeitas com o rumo que levou sua vida, reclamam que ficou monótona, que virou rotina, ouçam o que o livro O Pequeno Príncipe, de onde foi extraído o dialogo acima, diz a respeito, quando a raposa se queixa da sua vida. “Eu caço galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também e por isso fico aborrecida, mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol”.

Quando o Príncipe disse que não tinha mais tempo para cativar-lhe, a raposa diz:

- Os homens não têm mais tempo para conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas, como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos.

- Tu queres ser meu amigo? Cativa-me!

- Que é preciso fazer? Questionou a criança.

- É preciso ser paciente. Respondeu a raposa.

Algumas pessoas estão esquecendo o encantamento do cativar. Algumas pessoas estão se fechando em seus quartos, em seus mundos com suas televisões, seus telefones celulares, internet e computadores e perdendo o sabor do encontro, do bate-papo, do cafezinho com colegas, da troca de experiência, de informações que gera conhecimento, do olho no olho e deixam de sentir a magia do cativar.

Isso é assim para mim hoje.
__________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior no dia 10/05/2013.

Voltar para Café com Mistura

5 Comentários para "Cativar"

  • Gabriela Micheluzzi - 20/05/2013

    Nossa!!! Amei!!! Estou no 5º ano lendo o livro O Pequeno Príncipe e este artigo me ajudou bastante.

    Muito Obrigada

    Bibi



  • tiago duminelli - 15/05/2013

    Não deixe de amar e de cativar as pessoas e a natureza em seu todo, sao coisas simples do nosso dia a dia ....

    abraçoooo

  • rosana - 10/05/2013

    fiquei pensando no texto quando acabei de ler e realmente preciso me cativar para q as pessoas tambem sintam cativadas por mim um grande puchão de orelha......amei

  • Thiago Manenti Ronconi - 25/08/2010

    Boa Noite.
    Estava ouvindo o radio pela manhã, quando entrou o Beto Colombo nos apresentando este testo.Estava com a cabeça tão cheia com meus problemas, que teria que buscar soluçoes no decorrer do dia, que apenas me desliguei dos meus penssamentos para ouvir as palavra que diziam no radio. Baseando-me no texto refleti que uma coisa que não fazia no meu dia era de me cativar. Notei então que as vezes, o peso dos dias da-se justamento por que nos não nos cativarmos. É preciso que alem de demonstrar aos outros um soriso na cara com um ar de que esta tudo bem, nos devemos estar interiormente cativados por nos mesmos. Tendo um cuidado, criando uma lapidação do nosso interior, para que nosso exterior, mostre alem de um sorriso armado, mostre um soriso cativante.
    Parabens pelo texto, e obrigado pelo toque!

  • Madame Leormand - 21/08/2010

    A raposa ama o principe.E chegou a hora da partida.Ela foi em busca do amor mesmo sabendo que ele não era impossivel, e que um dia ele iria partir.Corajosaaaaaa....!!! amei o artigo!

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...