Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Começa hoje nossa jornada à Santiago de Compostela

Deixe um comentário
Começa hoje nossa jornada à Santiago de Compostela

Querido leitor. Hoje, dia 26 de setembro, começa nossa jornada à Santiago de Compostela. Nossa, porque desta vez vamos em seis companheiros: Abel Olivo, Mire Librelato, Vadinho, Robson Lunard , Ildo Meyer e eu, Beto Colombo. Cada qual com seu propósito.

Eu desta vez, além de peregrino mais experimentado, vou também como terapeuta.

Gosto muito de filosofia, filosofia clínica, mas o que mais gosto são das longas caminhadas; e a caminhada de Santigo de Compostela é a minha favorita. Serão 810 quilômetros de Saint-Jean-Pied-de Port na França até  a casa do Santo na Galícia, Espanha . Tenho percebido que nas caminhadas entramos em contato com a natureza, com o ar, o cheiro das flores. Como é bom aquelas longas conversas com os colegas de caminho, com os nativos e com o inusitado que pode ocorrer a cada passo, a cada encontro.

Sempre gostei de caminhar e encontrei nela uma forma de lutar contra minha genética de estar acima do peso e de combater o colesterol. Mas, foi caminhando que achei um jeito infinitamente maior, que é viver no tempo real da vida. A cada passo aprendi a simplicidade e a profundidade das coisas.

Já fiz duas vezes o caminho de Santiago, essa será a terceira vez. Já fui a Machu Picchu, já fiz duas vezes o caminho da ilha de Florianópolis, o caminho da Santa Paulina, entre tantas outras. Quando caminho minha alegria é indizível, meu entusiasmo se compara ao da criança que esperava o presente na noite de Natal. Estes são sentimentos que servem de termômetro: estou vivo. Mais do que isso: estou vivendo!

Sou um peregrino, um sonhador, um buscador, alguém que caminha para dentro talvez em busca do seu eu. Caminhando, descobri que o caminho não é chegar, que o mais importante que o destino é viver intensamente o caminho. Que o caminho se faz caminhando dia a dia, hora a hora, passo a passo, tudo no ritmo de cada coisa, sem atropelos.

Avião, carro, lancha, trem, moto e todas as opções de mobilidade necessárias eu conheço e utilizo com sabedoria. Mas quando me sinto já sem paciência, quando percebo que estou querendo que a banana amadureça mais rápido, quando percebo que o tempo aumentou de velocidade, não penso duas vezes, penduro uma mochila nas costas e saio por aí, neste mundo de Deus buscando novamente me reconectar. Assim parto para Compostela nesse dia com a alegria que não cabe dentro de mim.

Desejo que cada um de vocês tenha uma jornada existencial de paz..

Bom caminho a todos vocês. Estamos juntos

Beto Colombo

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Começa hoje nossa jornada à Santiago de Compostela"

  • Giovani Alberton Ascari - 19/10/2014

    Oi Beto:

    Espero que a sua caminhada e a de seus amigos possa estar sendo uma experiência incrível de paz, alegrias, descobertas e amor à vida. Forte abraço e uma feliz caminhada. Giovani Alberton Ascari

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...