Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Como Repreender

Deixe um comentário
Como é difícil repreender. Repreender é uma palavra que não está em moda. Não a ouvimos nem a usamos muito em nossa época. Há ocasiões, no entanto, em que uma boa repreensão ou alerta em relação à disciplina adotada, como nos tempos antigos, é a medida mais acertada. 

As repreensões de Jesus aos intoleráveis, arrogantes e orgulhosos fariseus são bons exemplos do valor desses atos, mas é bom lembrar que, surpreendentemente, ele também repreendeu os seus mais chegados discípulos, quando eles demonstraram orgulho e arrogância. No entanto, suas repreensões, por mais duras que tenham sido, jamais geraram deslealdade. Nenhum dos repreendidos o abandonou. Nem mesmo Pedro, a quem Jesus disse: “Arreda-te de mim, Satanás”, o deixou; muito ao contrário, Pedro se tornou o mais importante membro de sua “organização”, tornando-se o seu sucessor.

Que bom seria o mundo se conseguíssemos construir um relacionamento, seja na família, na empresa, com amigos, tão sincero e leal que sobreviverá, apesar das críticas necessárias. Que bom seria se algumas pessoas entendessem que para alguns a disciplina é produtiva, mesmo que, muitas vezes, seja difícil segui-la. Às vezes, no momento em que determinado problema acontece, a crítica gera desconforto, principalmente para quem foi repreendido. Porém, se realmente procede e feita de maneira correta, logo em seguida ela germinará, gerando bons frutos. Mas é importante saber o momento exato e geralmente a sós.

Quando faço isso, a pessoa repreendida precisa saber que há uma reserva de boa vontade e respeito maior do que a própria repreensão. Deve ser por isso que acabamos sempre fazendo mais críticas àqueles com quem mais nos preocupamos ou que mais respeitamos. Lembrando que para algumas pessoas a repreensão pode fazer efeito contrário.

Depois de ter entendido isso e compreender as críticas comecei a construir relacionamentos mais sinceros e leais e que estão mais fortes apesar das críticas necessárias.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre repreensão?
________________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 18/08/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 19/08/2011. Leia artigos  inéditos nesse espaço a partir de março de 2012.
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Como Repreender"

  • BhLBCBZf - 10/05/2012

    there, is never a bad time , to go to c.r. i just got back.i was there,in easter to..i go aolmst monthly the del got raided. by polica . 12 22..it was my birthday..i missed it , i was upstairs banging 2 lesbians..its a good thing these girls were with me..the cops were looking for drugs these 2 girls have 2 bad habits..i only had intrest in 1 ..he he he !!! next time i will ask them for discount for keeping them out of jail .

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...