Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Como Vemos o Mundo?

Deixe um comentário
Como Vemos o Mundo?
No final do século XIX surgiu um movimento artístico e literário chamado realismo. Esses artistas tinham como empenho retratar a realidade tal como ela era. Mas como era essa realidade? E se esses artistas estivessem naquele momento com a autogenia baixa, será que eles conseguiriam expressar a vida daquela sociedade? 

Estudando as raízes desse movimento que se iniciou na França, veríamos apenas alguns aspectos da vida daquele povo retratados pelos artistas. Quando um artista decide retratar a realidade, de que realidade estamos falando?

Se você retratar a realidade de sua cidade em uma pintura, como ela seria? Provavelmente diferente do meu modo de ver as coisas.

Alguns de nós carregamos culpa por sentir raiva, ódio, solidão, tristeza. Não é politicamente correto sentir isso, dizem as novelas, os filmes hollywoodianos. Ora, que bobagem, somos seres humanos e ficar triste, introspectivos em algum momento é normal, mas isso não expressa a realidade total da nossa vida, talvez seja apenas nosso corpo pedindo para rever o que pode evoluir. Ou então é só um momento triste num ser feliz.

Alguns de nós vemos o mundo com os olhos da fé, da emoção, da vitimização, enfim, das tantas formas que temos para ver o mundo, podemos ainda olhar o mundo por intermédio dos olhos dos outros. E não tem nada de errado nisso, é apenas uma forma de ver, a sua forma.

Como vemos o mundo? Como aquele empresário que vê sua empresa com dificuldades e prejuízos e generaliza isso para todas as outras coisas? Ou será que você vê o mundo numa tempestade e aproveita para fabricar barcos, guarda-chuvas e ainda tirar proveito dessa situação? Como você vê o mundo é como o mundo se apresenta a você.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre formas de ver o mundo?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 25/10/2012 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 26/10/2012
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Como Vemos o Mundo?"

  • Adauton luiz Deolindo - 25/10/2012

    Beto. Cada um vê o mundo de uma forma, mas a partir da experiência de outros pode melhorar a sua.É simples é só compartilhar.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...