Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Couro de Boi

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Couro de Boi

Queridos leitores, paz! Já falei aqui neste espaço sobre crianças, jovens e adultos. Hoje quero fazer meu tributo aos nossos homens e mulheres da terceira idade, os nossos velhinhos.

Este é um tema que me ocupo, dos nossos velhinhos. Aprendo muito com eles, são sábios e o livro do Eclesiástico nos diz “quando encontrar um homem sábio, gaste a soleira da casa dele”. Então, semanalmente procuro marcar encontros, seja no cafezinho do Shopping, seja atendendo em domicílio ou até mesmo no consultório. Enfim, é assim com meu pai, o pai dos meus amigos e também com os muitos amigos que tenho e que já passaram dos 70 e até 80 anos.

E sobre isso, nossos velhos pais, há uma música que simplifica o que quero dizer. Chama-se “Couro de Boi”, de Sérgio Reis.

Diz: “Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agáis. Diz que um pai trata dez filhos, dez filhos não trata um pai. Sentindo o peso dos anos sem poder mais trabalhar, o velho, peão estradeiro, com seu filho foi morar.

O rapaz era casado e a mulher deu de implicar. "Você manda o velho embora, se não quiser que eu vá". E o rapaz, de coração duro, com o velhinho foi falar: Para o senhor se mudar, meu pai eu vim lhe pedir.

Hoje aqui da minha casa o senhor tem que sair, Leve este couro de boi que eu acabei de curtir, Pra lhe servir de coberta aonde o senhor dormir, O pobre velho, calado, pegou o couro e saiu.

Seu neto de oito anos que aquela cena assistiu, Correu atrás do avô, seu paletó sacudiu, Metade daquele couro, chorando ele pediu, O velhinho, comovido, pra não ver o neto chorando, Partiu o couro no meio e pro netinho foi dando.

O menino chegou em casa, seu pai foi lhe perguntando. Pra quê você quer este couro que seu avô ia levando. Disse o menino ao pai: um dia vou me casar, O senhor vai ficar velho e comigo vem morar. Pode ser que aconteça de nós não se combinar. Essa metade do couro vou dar pro senhor levar”.

Impressionante, não é mesmo?

Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agáis. Diz que um pai trata dez filhos, dez filhos não tratam um pai.

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

_____________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 31/05/2013

Voltar para Café com Mistura

5 Comentários para "Couro de Boi"

  • Antonio Pierini - 25/06/2013

    Parabéns por teres estas preocupações,com estas pessoas, que nos deram a vida

  • Valdoir Savi - 05/06/2013

    Boa lembrança, "Couro de Boi" e "Meu velho pai" são as músicas que mais me traz na lembrança esses sábios e adoráveis velhinhos. Quem sabe um dia as pessoas tenham o devido respeito a eles... Parabéns pelo tema...

  • Junior Horr - 31/05/2013

    bom dia Sr. Beto Colombo

    parebens pelo tema, tenha admiracao por esse tema e o mais profundo respeito.
    na verdade o paradoxo desse tema me faz sempre repletir.

  • Jô Lopes - 31/05/2013

    Bom dia,Beto querido...!

    Está questão nos leva refletir,sobre as pessoas "relativamente boas",mas que estão ligadas a outras "não tão boas",acabam esquecendo os laços biológicos e afetivos,agindo de forma cruel com quem lhe ajudou,cuidou, amou mais, durante uma longa fase de sua vida.Felizmente nem todas as pessoas são assim...

  • Daniel Tomazi - 31/05/2013

    Beto,

    Realmente comovente! linda mensagem e muito boa para nos fazer pensar nossas atitudes em relação àqueles que nos criaram e fizeram de tudo a seus alcance para nos dar o melhor possível. Que da mesma forma, ou ainda melhor sejam tratados quando voltarem a ser como "crianças".

    Daniel Tomazi

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...