Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Crise x Oportunidade

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Querido leitor, que você esteja bem. Hoje quero falar sobre crise x oportunidade.
Cresci sob a égide da ditadura militar ouvindo, desde a ingênua infância, que o Brasil estava em crise, em crise econômica. Lembro-me que ainda adolescente, depois jovem e até na minha adultice, ainda continuavam a falar, 30, 35 anos depois, naquela palavra poderosa: crise.
Crise vem do latim crisis, e pode significar várias ideias que vão desde mudança brusca no estado de um doente; manifestação violenta de um estado mórbido que aparece em plena saúde aparente;  manifestação violenta, repentina e breve de um sentimento, entusiasmo ou afeto; momento perigoso ou difícil de uma evolução ou de um processo. De um jeito ou de outro, crise é conflito.
Para mim, o importante deste conceito é que não há crise sem fim, uma crise perene. Conceitualmente, para toda crise há um começo, um meio e um fim. Se ela não tem um fim é porque não é crise. Crise existencial, crise de personalidade, crise na relação, crise econômica, política, enfim, são denominações que se dão para uma situação que, um dia, mais cedo ou mais tarde, terá seu final.
Em nosso continente americano não é incomum ouvirmos as pessoas falarem com facilidade a palavra crise. Mais do que isso, é vivenciarem a crise como uma realidade que já faz parte de suas vidas, achando que ela é normal quando nunca passa. “É assim mesmo, a minha vida é uma eterna crise”, já ouvi pessoas falarem algumas vezes.
Mas, em outras regiões do planeta, e aqui está a riqueza deste conceito, problema é encarado de outra forma. Por exemplo, no oriente, problema é visto e vivenciado como oportunidade. Oportunidade de crescer, de ter um relacionamento melhor, de melhorar financeiramente, enfim, de ser um ser humano melhor.
Fala o dito popular que a oportunidade só tem “cabelo na frente”, no sentido de que ela passa e, se a pessoa não estiver preparada, passa e talvez não volte. Muitos esperam por uma oportunidade e não se preparam para ela.
Talvez o mais importante deste tema de hoje, crise e oportunidade,  é saber que elas fazem parte de nossas existências.  Penso eu que todos nós temos e passamos por crises, mas só alguns se fixam nelas e não saem. Cristalizam-se, crucificam-se naquele momento e parecem que querem ficar pregados na cruz, por diversos motivos...
Crise, para mim como filosofo, é um sinal para encararmos o motivo que nos tira do centro, da harmonia. Olhá-la de frente se faz necessário e, fazendo isso, teremos todas as condições de fazer do limão uma limonada, de fazer da crise uma oportunidade. Algumas pessoas não conseguem encarar isso sozinhas, precisam de ajuda e a boa notícia é que há profissionais preparados para isso, dar um passo nessa direção pode ser o início do fim da crise.
É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre crise e oportunidade?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 03/11/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 04/11/2011
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Crise x Oportunidade"

  • Rosângela Calixto - 03/11/2011

    Esta de crise e oportunidade eh uma visao q sempre nos faz olhar e ver: o que estou fazendo comigo? O que estou fazendo com a minha vida?
    Confesso que nunca tinha pensado sobre esta otica. Mas eh uma otica interessante.
    Vou refletir mais.

    Ro

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...