Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Diploma Vencido

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

A minha saudação a você querido leitor. Hoje nosso tema é diploma vencido.

Há algum tempo venho defendendo, em diversos momentos, que os diplomas conferidos aos acadêmicos pelas universidades deveriam ter um prazo de validade. Minha sugestão, por exemplo, é que a cada cinco ou seis anos teríamos de cursar uma pós-graduação para continuarmos exercendo o ofício. Afinal de contas, o conhecimento muda rapidamente, maior exemplo é o que vem da medicina: a úlcera que há 10 anos era operada hoje é tratada apenas com remédio. Assim como, provavelmente, algum médico de interior insiste em operar ao invés de medicar. Será que isso não ocorre com os engenheiros, nutricionistas, economistas, professores?

Para mim, o profissional que se forma e não exerce sua profissão, ou então não coloca em prática os conhecimentos obtidos, adquiridos ou construídos tem grandes chances de ir esquecendo quase tudo o que aprendeu. Ou não?

Na verdade, o que estou querendo dizer é que se não continuarmos aprendendo, questionando os paradigmas vigentes para mudá-los ou aperfeiçoá-lo, seja por meio de especializações, grandes leituras ou formando grupos de estudos, isso pode nos custar uma desatualização completa. Como consequência, acarretará num enorme prejuízo para nossa carreira profissional, ainda mais nesta época de mudanças e abundância de mão de obra qualificada em muitas áreas.

Estudos mostram que não é só o nosso corpo que necessita se movimentar, o nosso cérebro precisa também, necessita de exercícios diários. Os neurologistas e geriatras recomendam exercícios para nossos neurônios, como palavras cruzadas, xadrez, leituras e outros que nos mantêm sadios intelectualmente.

Sou fã de leituras diárias, como disse diárias, já que acredito muito na disciplina, do corpo e também da mente. Para mim não basta ler somente revistas e jornais. Isso é nossa obrigação para nos mantermos informados dos acontecimentos. Porém, para nos mantermos profissionalmente atualizados, precisamos ler, mensalmente, pelo menos um livro da área em que atuamos. Uma boa leitura é fonte de capacitação, de formação de grandes ideias para serem utilizadas na vida profissional e pessoal. Há aqueles que não gostam de ler, talvez devessem encontrar outros meios, como documentários, filmes, palestras, seminários, entre tantos outros, porque também sei que cada um tem o seu jeito, o seu sabor pessoal. Qual é o seu jeito?

Em nossa empresa, estabelecemos um pacto: temos o compromisso de manter todos os  profissionais contratados, ao mesmo tempo em que eles garantem uma atualização profissional frequente e efetiva. Esse é nosso jeito de nos mantermos em contínuo crescimento, pessoal e profissional. Talvez aqui a juventude esteja com a razão mais uma vez, pois necessitamos cada vez mais estarmos ligados. “Tá ligado?” 

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que tem feito para se manter atualizado?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 10/11/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 11/11/2011. Artigos inéditos serão publicados a partir de março de 2013.
Voltar para Café com Mistura

2 Comentários para "Diploma Vencido"

  • Graziela Tavares - 22/01/2013

    Oi beto, estou vivendo isso! 6 anos de formação e nenhuma experiência na área. Claro, q a vida me levou a esse caminho, como a doença da mãe, depressão e depois gravidez. Agora, com a marina entrando na escola sei que a primeira coisa q tenho q fazer é estudar. Tenho a senseçao de que não sei mais nada. A insegurança toma conta quando penso em voltar a trabalhar. um abraço. Saudações a família.

  • Alcebiades Varella - 10/11/2011

    Oi Beto, concordo parcialmente, atualização é fundamental. A falta de profissionais qualificados está impedindo o crescimento do Brazil. Contudo o problema não está na formação em sí, lembre-se que um engenheiro que se formou anos atrás carrega consigo valiosa experiência, e ele está de certa forma sempre estudando. MBA's hoje existem em qualquer esquina, os valores sim é que mudaram. Os profissionais de hoje deixam a desejar falhando no básico como por exemplo não sendo capazes de entregar "uma carta a Garcia" (E. Hubbard). Cabe aos pais educarem seus filhos desde cedo.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...