Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Disputando Espaço

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

No caminho de Santiago de Compostela, trilha milenar que fiz duas vezes e que me inspira muito na minha jornada diária, tive muitos insights. Todos simples e ao mesmo tempo profundos. Hoje falo de quando me deparei com as apertadas ruas de Pamplona, capital da Província de Navarra, na Espanha. As “calles”, no dizer espanhol, estavam lotadas de pessoas disputando espaço, algumas até se acotovelando. Vendo aquela imagem, penso nas disputas por posições que acontecem nas empresas, nas instituições, enfim, nas organizações humanas.

Sei que a disputa faz parte da vida do homem antes mesmo de aprender a viver em grupo, mas isso não justifica alguns métodos utilizados por alguns que se dizem profissionais, se auto-intitulam éticos. Algumas pessoas que usam seus colegas como trampolim, manipulam, roubam ideias, apropriam-se de projetos alheios e muitas outras atitudes. 

Até mesmo os discípulos de Jesus queriam saber quais seriam seus lugares na hierarquia. Mateus, Marcos e Lucas discutiam qual deles seria o maior no Reino de Deus. A mãe de Tiago e João, provavelmente a pedido dos filhos, solicitou a Jesus dois lugares honrados para eles.

Frequentemente alguns funcionários são vistos gastando um precioso tempo discutindo, tramando e se posicionando de modo a defender radicalmente seu progresso na empresa, em detrimento do sucesso coletivo. Para o bem de nossas empresas não há outro sucesso se não o sucesso em grupo.

A Bíblia em Mateus 20:26, nos dá uma resposta que abre nossos olhos e põe fim à discussão, declarando que “quem quiser se tornar grande entre vós, será esse que vos sirva”. Aqui encontramos uma versão do moderno líder servidor. Depois disso, vem a cerimônia do lava-pés, e Jesus institui o serviço.

Naqueles longos dias de caminhada rumo a Santiago de Compostela, concluo por ora, algumas questões. Por exemplo: para quem quiser ser grande, tanto nas empresas como na vida, o segredo é servir. Servir aos empregados, servir aos clientes, servir as pessoas, sem oferecer julgamento. 

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre o líder que serve?
___________________________________________________________________________________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 04/07/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 05/07/2011
Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...