Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Ouça o audio deste artigo

Disputas

Querido leitor, que você esteja bem. Hoje nosso tema é disputa.

No livro sagrado, a Bíblia, há uma passagem em que destaco neste momento. Nela, alguns discípulos de Jesus queriam saber quais seriam seus lugares na hierarquia.

Diz a passagem que Mateus, Marcos e Lucas discutiam qual deles seria o maior no Reino de Deus. Como se isso não bastasse, a mãe de Tiago e João, provavelmente a pedido dos filhos, solicitou a Jesus dois lugares honrados para eles.

Queridos leitores. Frequentemente vimos alguns funcionários gastando um precioso tempo discutindo, tramando e se posicionando de modo a defender radicalmente seu progresso na empresa, em detrimento do sucesso coletivo.

Para mim o sucesso de uma empresa, assim como na grande maioria das repartições que envolva grupos e pessoas, depende do trabalho coletivo. Sozinho, às vezes, temos a impressão de ir mais rápido, mas em grupo, com certeza, vamos mais longe e a jornada é mais alegre e leve.

Em Mateus 20:26, a Bíblia nos dá uma resposta que abre nossos olhos e põe fim a discussão, declarando que “quem quiser se tornar grande entre vós, será esse que vos sirva”. Aqui encontramos uma versão do moderno líder servidor.

Compreendo que a disputa faz parte da vida do homem antes mesmo de aprender a viver em grupo. Mas isso não justifica alguns métodos utilizados por algumas pessoas que se dizem profissionais, se auto intitulam éticas. Para mim, pessoas que usam seus colegas como trampolim, manipulam, roubam ideias, apropriam-se de projetos alheios e muitas outras atitudes são os inimigos do sucesso coletivo. E, se não houver mudança de postura, nesse caso, devem ser podados.

Nesses quase trinta anos como administrador de empresa, concluo por ora, algumas questões. Por exemplo: para quem quiser ser grande, tanto nas empresas como na vida, o segredo é servir. Servir aos empregados, servir aos clientes, servir as pessoas, servir o mercado e, antes de tudo, servir a empresa.

Lembrando que isso é assim para mim hoje. E você, o que pensa sobre o líder que serve?

______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 22/03/2013.

Voltar para Café com Mistura

3 Comentários para "Disputas"

  • Carlinhos - 25/03/2013

    É na verdade o que muitas pessoas estão precisando fazer..... o trabalho coletivo para termos o resultado coletivo e com certeza a satisfação ser também coletiva, desta forma muitos ficarão satisfeitos.... seriam bom se fossem todos!

  • Francisco - 23/03/2013

    Devido a alta disputa e a dominância do individualismo , perdeu-se o espirito coletivo ,tanto no dia a dia da vida como na liderança das Empresas. Os lideres se tornam chefe e administram apenas suas carreiras , as vezes jogando a sujeira embaixo do tapete e mostrado resultados apenas que lhe é conveniente e em detrimento de outros setores. Já vi isto acontecer e destruir um excelente trabalho de 12 anos.

  • Jô Lopesa - 22/03/2013

    Olá querido, Beto...!
    É maravilhoso participar de assuntos tão importantes nesse nosso caminhar existencialmente...Penso que servir é compartilhar com os outros o que há de melhor em nós, em benefício de todos.Temos os exemplos citado por você e também por aqueles,que servem nas áreas da : saúde,educação etc. E daqueles que ocupam cargos,consciente de seu papel de empreendedor social.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...