Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Querido leitor, que você esteja em paz! Hoje nosso tema é aprenda a dizer não. Você sabe dizer não?

Na Bíblia, lemos que Jesus Cristo diz que “sede o vosso sim, sim; e o vosso não, não. Seja quente ou frio; morno vomitar-te-ei da minha boca”. Enfim, talvez o Mestre quisesse dizer para que nosso sim seja sim, e que nosso não seja realmente o não. Que não disséssemos sim quando queríamos dizer não, e o contrário também é valido.

Ouvi meu avô dizer muitas vezes que a carga maior é sempre para o burro mais manso. O que ele queria dizer, penso eu, é que se aceitarmos tudo que nos pedem no dia a dia, acabaremos nos estressando por excesso de trabalho e tarefas que, na maioria das vezes, são tarefas dos outros, assumidas por nós por não sabermos simplesmente dizer uma palavra nem tão mágica assim, mas transformadora.

Geralmente nós temos uma tendência a acolher tudo o que nos pedem, mesmo que esteja além de nossas condições. “Vou dar um jeito” e vai-se empurrando com a barriga, enquanto que o correto seria dizer não. E explicar por que, se o outro quiser ouvir.

É preferível dizer um constrangedor “não” a aceitar uma tarefa e executá-la de qualquer maneira, às pressas e, muitas vezes, faltar com a palavra. Ao fazer a tarefa escolar para o filho que lhe pede ajuda, você pode estar criando um adulto dependente e inseguro.

Certa vez, o Padre Domingos Nandi disse que, quando aprendeu a dizer não, conseguiu o tempo que lhe faltava para ser um verdadeiro pastor.

Em nossas vidas, sejam elas na empresa, na comunidade, entre amigos e familiares, o sim muitas vezes é responsável por inúmeros projetos sem consistência e visão, pois carecem de um estudo mais aprofundado.

Quando você disser sim para uma tarefa, para um favor ou um pedido, execute-os com excelência. Caso contrário, diga não, pois, como disse Napoleão Bonaparte: “A melhor maneira de manter sua palavra é não dá-la”. Se o fizer, cumpra o compromisso. Se prometer o céu, dê o céu. E talvez devesse, assim, tirar do seu vocabulário o “vou dar um jeitinho”. Isso é uma forma de não dar importância para algo que é importante, pois o que merece ser feito, para mim merece ser bem feito.

Uma das boas metodologias empresariais, por exemplo, é ter agilidade nas decisões e ações e, se você disser sim, quando deveria dizer não, você estará infringindo algo primordial para o sucesso na carreira e para o sucesso na vida.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre dizer não?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 17/12/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 17/12/2011. Artigos inéditos serão publicados a partir de março de 2013.

Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...