Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Do que você tem se alimentado?

Deixe um comentário

Vamos fazer um daqueles exercícios imagéticos: uma pessoa conhecida sua, com um daqueles empregos modernos, bancário, escriturário ou outro emprego que não exija tanto esforço físico, ok? Imaginou? 

Agora vamos juntos descrever o dia desse colega: no café da manhã ele se alimenta de bacon com ovos mexidos, suco de laranja com bastante açúcar, depois café com leite integral e bolo de chocolate. Às 10 horas, no lanche da manhã, ele opta por um big mac com coca-cola, no almoço caipirinha pra abrir o apetite, feijoada com bastante sal acompanhada de cerveja e de sobremesa pudim de leite com calda de chocolate. No lanche da tarde um X-Egg com refrigerante e à noite joelho de porco com costeletas fritas e de sobremesa banana split, na ceia um mousse de chocolate com pudim de leite. Exagerei?

Pois é isso que algumas pessoas têm nutrido sua mente dia a dia, mês a mês ano após ano.

Na música preferem Lacraia, Éguinha Pocotó, Na Boquinha da Garrafa, Segura o Tcham. Enquanto Djavan, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso estão aí à margem de seus pensamentos.

Na televisão, gostam daqueles noticiários policiais que falam de sequestros, mortes... Discovery, TV Educativa, Canal Futura, National Geographic nem pensar, não assistem.

Na política preferem ouvir somente sobre políticos corruptos e adversários mostrando apenas o lado ruim da política.

Nas novelas preferem ver o início onde tem sempre o maldoso aprontando pra mocinha; assim como no Jornal Nacional, gostam apenas de ver o início onde tudo é catástrofe. Já notaram que tanto no Jornal Nacional quanto nas novelas o bom vem somente no final? Isso para não falar dos programas sensacionalistas.

Do que sua mente tem se alimentado nas rodas de conversas com amigos? De frutas da estação, saladas frescas ou ecos dos programas e dos noticiários que também seus amigos viram ou ouviram?
O que você tem lido ultimamente? Jornais e revista que apenas falam de situações sem saídas?

Tenho conversado com algumas pessoas que caem nessa armadilha de comportamento padrão repetindo dia a dia, mês a mês, ano a ano, em rodas de conversas onde só se fala coisa ruim e que ele detesta, mas não consegue fazer diferente e, depois reclama de mau humor, para não falar de outros problemas da sociedade moderna.

E na sua empresa do que você tem se alimentado? A profissão que você escolheu permite uma nutrição mental saudável? Se a resposta for não, qual o preparo que você tem pra lidar com isso tudo?

Eu e tu sabemos que nosso amigo lá do começo do artigo provavelmente em dez anos estará com veias entupidas, obeso, com problemas de pressão alta, diabetes, etc, pela forma de alimentação que ele vem repetindo.

No corpo é fácil enxergar nossos problemas, o espelho mostra, os exames mostram. E com nossos pensamentos não é diferente, alguns de nós também estão se tornando obesos, mas o espelho não mostra.

Preste atenção no seu humor, no seu índice de stress, no seu comportamento com pessoas queridas, isso pode estar relacionado com a nutrição de seus pensamentos.

E você do que tem se alimentado?

Lembre-se, isso é assim para mim.

Estamos Juntos
Beto Colombo
_____________________________________________________________________________________
Artigo publicado no Jornal A Tribuna em 13/05/2010.

Voltar para artigos

1 Comentários para "Do que você tem se alimentado?"

  • Daniel Tomazi - 13/05/2010

    Otimo alerta, muitas vezes somos levados pela correnteza que a maioria está se deixando levar, e o resultado é visto no dia-a-dia. Quando se lança uma "musica", quanto pior a letra mais ouvida ela se torna pela maioria, e o resultado é essa população desnutrida, jovens com 21 anos ou mais que ao tentarmos uma aproximação, vemos que não tem muito que conversar pois o que ele tem é realmente o resultado desses tipos de comidas mencionadas no artigo. Se todos soubessem o valor da sabedoria... Se ela é mais preciosa do que o ouro como disse o sabio Salomão... mas ainda bem que, escasso como é, ainda temos o sabor de uma boa alimentação.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...