Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Elogios

Querido leitor, hoje vamos falar sobre elogios.

Imagine-se entrando na empresa e o responsável pelo coordenação do teu setor te aborda dizendo que tem ouvido coisas ótimas a teu respeito. Legal, não é? Pois é... Para mim, quando um líder compartilha emoções positivas, sua equipe também apresenta um humor mais positivo, fica mais satisfeita, o trabalho rende mais e o desempenho coletivo melhora. Há exceções, apenas exceções. Vale sempre lembrar: a principal causa dos pedidos de demissão é o fato de as pessoas não se sentirem apreciadas.

Uma pesquisa realizada junto a profissionais de saúde revelou que quem trabalha com um chefe de que não gosta, apresenta uma pressão arterial significativamente mais alta. Segundo o cientista britânico George Fieldman, essa hipertensão provocada pelo relacionamento com o chefe pode aumentar em um sexto o risco de doenças coronárias e em um terço os derrames. “Verificou-se um aumento significativo dessas doenças, em termos tanto estatístico quanto clínico, durante o período em que pessoas conviveram com um chefe que não gostavam”, diz o cientista, que é psicólogo e psicoterapeuta.

Quem trabalha por anos a fio com um chefe que realmente detesta, provavelmente ficará vulnerável a doenças cardíacas, em virtude do aumento da pressão arterial sanguínea a longo prazo. 

Todo bom líder sabe repreender. Mas também é um especialista em reconhecer as pessoas competentes e que estão dispostas a crescer junto com a organização. Dar crédito a seus profissionais, elogiá-los sempre que possível é a alavanca para impulsionar uma empresa.

“Dos nascidos de mulher, nenhum foi maior que João Batista”, disse Jesus, se referindo a seu primo e amigo João Batista.

Nos negócios e provavelmente em boa parte das atividades da vida, é difícil dizer obrigado em todas as ocasiões, minha dica de hoje é que, sempre que possível, elogie, estimule, anime, encoraje, um vamos lá, é por aí mesmo, vá em frente, que grande ideia, que legal, muito obrigado, muito agradecido. Essas são algumas palavras mágicas e usadas constantemente no dia a dia das pessoas bem sucedidas.

Se você não tem o hábito de agradecer e elogiar está perdendo uma ótima oportunidade de criar um ambiente positivo, uma química transformadora no seu ambiente de trabalho, na família, no colégio, no clube, e por aí vai...

Penso que cada um deve descobrir o seu método. O meu é que para cada crítica procuro dar cinco elogios ou agradecimentos. Essa é a matemática para o sucesso pra mim. E o mais interessante é que quando você enche a bola de seu colega, automaticamente você também está enchendo a sua. Mais pessoas se aproximam de você e o ambiente é transformado. Podemos sim nos defender de uma crítica, porém, nos curvamos quando recebemos um elogio.

Com relação a elogios e críticas, que tal usarmos em nosso cotidiano a regra de ouro dita por Jesus? “Faça aos outros o que você gostaria que fizessem com você”. 

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre elogios?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 14/09/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 15/09/2011. Leia artigos ineditos nesse espaco a partir de marco de 2012.

Voltar para Café com Mistura

3 Comentários para "Elogios"

  • scheila costa - 23/02/2012

    Muito bom este artigo sobre elogios parabens vc escreve realmente muito bem.

  • elair ferreira - 21/09/2011

    muito legal este artigo .aprendo todos os dias com tuas palavras , muito obrigada . venho a mais ou menos uns 6 meses fazendo isto na minha empresa e tenho conseguido otimos resultados .minha produçao esta aumentando a medida que venho conversando e elogiando meus funcionarios . nao é facil lidar com gente .mais estou conseguindo . obrigada mais uma vez pela dica

  • Albertina Manenti Silvestrini - 21/09/2011

    Querido Beto, penso e afirmo que um dos melhores instrumentos que existe para motivar as pessoas é o elogio aumenta a auto estima, alem de corrigir um defeito. como... "voce é um ótimo colaborador, eficiente, cauteloso, .. porem cometeu um deslise neste trabalho, o que vc acha de reiniciar..tenho certeza que vai consequir melhor resultado " .Para contribuir : numa das obras do escritor e administrador de empresas Max Genringer consta a seguinte frase que para mim diz tudo, " chefes sábios são os que entendem que pequenos elogios são a forma mais pura, mais simples, e mais barata de motivação. "

    Um abraço,

    Albertina

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...