Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Encantador de Jardins II

Deixe um comentário
Encantador de Jardins II

Querido leitor, aceite o meu fraternal abraço. No artigo dessa segunda-feira refletimos sobre o encantador de jardim e de pomar. Ele, que depois de ver suas árvores dando folhas e frutos, seu jardim exuberante, brilhando com lindas e variadas flores, apedreja pássaros, abelhas e até borboletas. Inexplicavelmente machuca, desasa e até mata animaizinhos indefesos.

Naquela oportunidade, vimos o quanto algumas pessoas, em uma linguagem metafórica, aram o terreno, plantam, regam uma planta com carinho. Contudo, depois desta semente se transformar, dar troncos, galhos, folhas, flores e frutos, elas simplesmente afastam a sua criação. E fazem isso de forma violenta, como apedrejar todos que se aproximam.

Buscando focar o tema e se aprofundar na discussão, trago agora aquelas pessoas que fazem de tudo para atrair a simpatia e a amizade das pessoas, seja no trabalho, em casa ou no clube. Muitas vezes é querido, elogiado e admirado. Contudo, depois do intento conseguido, ou seja, a amizade e a admiração conquistadas, ele simplesmente se volta contra e, como um adolescente rebelde, esculacha e repele a todos.

Todos sabemos o quanto é difícil montar um jardim bonito e florido. Ele, com certeza, vai atrair bichos de todas as espécies. Todos sabemos o quanto é difícil atrair a simpatia, a confiança e a admiração das pessoas. Mais difícil ainda é mantê-las, principalmente quando, inexplicavelmente, jogamos pedras.

Lembro o exemplo muito conhecido entre nós. Falo do pai que educa, dá carinho e investe no seu filho. Contudo, na frente dos outros, sejam parentes, amigos e até da sua namorada, só critica, só joga pedra. O que fazer? Lembra do líder servidor? Ele diz que para cada uma crítica, o balancear é três elogios nas mesmas circunstâncias.

O elogio é uma forma de regar a planta, de apostar na árvore e mostrar que acredita no fruto.

Isso é assim para mim hoje. E você, o que faz com as pessoas que atrai?
__________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior no dia 05/04/2013.

Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...