Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Entusiasmo e Motivação

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Entusiasmo e Motivação
Querido leitor aceite o meu fraternal abraço. As palavras “entusiasmo” e “motivação” têm me feito refletir muito sobre seus significados. Fiz um teste questionando várias pessoas sobre estas duas palavras. Quis saber o que significavam para elas “entusiasmo” e “motivação” e, para minha surpresa, todas disseram que se tratava da mesma coisa, que eram sinônimos.

E para você, qual o significado da palavra “entusiasmo”? E o que pensa sobre “motivação”.

Mergulhando um pouco mais na pesquisa, descobri que elas não são parecidas e muito menos iguais. Na verdade são opostas, talvez em algum momento, complementares.

Motivação, o próprio nome já diz “motivo para ação”. Sempre que recebemos um incentivo seja financeiro, um ganho qualquer, enfim, algo que vem de fora, é motivação. Pode-se dizer que o fora influencia momentaneamente o dentro.

Volta e meia aterrissa em nossa cidade um palestrante com o foco na motivação. As pessoas se mobilizam e as empresas levam muitos profissionais para ouvir o que já sabem que deveriam fazer, o que estão deixando de lado. Mas também é importante, pois às vezes existem pessoas que só estão abertas a motivação.

Contudo, há o entusiasmo. De acordo com a raiz da palavra, entusiasmo vem de “in”, que é dentro, acrescido de Theo, que é deus, deus minúsculo do ponto de vista dos deuses panteístas da antiga Grécia. Podemos dizer que muitas vezes as palavras têm poder e pessoas entusiasmadas são as pessoas que têm os deuses dentro delas.

Uma pessoa entusiasmada tem pró-atividade, geralmente é líder e é uma gostosa companhia. Entusiasmo é interno, desabrocha do âmago de cada um com clareza, sabedoria e responsabilidade. Uma pessoa entusiasmada talvez não precise ser motivada.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, é entusiasmado ou motivado com a vida?

Beto Colombo
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Entusiasmo e Motivação"

  • Jô Lopes - 01/04/2014

    Boa tarde, Beto querido...!
    Boa pergunta,para encontrarmos em nós uma de muitas respostas.Penso que o meu entusiasmo é o primeiro sentimento que me desperta para motivação. Como você explica a motivação "pró-ação",acompanha o meu entusiasmo para as novas descobertas e aprofundamentos das antigas,que para mim têm algo novo quando encontramos mais dados sobre as mesmas.Assim, percebo que o meu entusiasmo me motiva para as minhas infinitas buscas existenciais..Isto é, até o momento...

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...