Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Faça com Excelência

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Em todas as oportunidades que posso, a partir da nossa empresa, sempre procuro deixar claro um princípio de vida: “O que merece ser feito merece ser bem feito”. O autor desta frase é Nicholas Pausin e eu faço minha a frase dele. Mas também posso dar o meu saber pessoal a ela. Talvez eu diria: “O que precisa ser feito, merece ser bem feito”.

Será que é isso que ocorre comigo, com tudo aquilo que tenho responsabilidade em casa, no trabalho, na sociedade? O que observo normalmente é que uma grande parte das pessoas vive fazendo as coisas pela metade, incompletas. A justificativa é sempre a mesma: isso é insignificante, eu não dei tanta importância, eu fiz essa tarefa por cortesia, nas minhas horas de folga, foi um favor que fiz, não tive muito tempo...

Eis a armadilha na qual muitos executivos caem cotidianamente: projetos mal elaborados, mal executados e por aí vai. Se eu posso dar uma de metido e dar uma sugestão, não conselho, lá vai uma: Não caia na armadilha de fazer algo mal feito, mesmo que seja por cortesia. A imagem que fica é a do desleixo. Seu trabalho é sua “marca” e ela será sua propaganda durante muito tempo. Então, faça da melhor forma possível, nunca deixe margem para falarem do seu trabalho de forma negativa.

Lembre-se de Picasso. Sua assinatura está nas suas obras. Pinturas famosas você encontra todo momento no mercado, mas Picasso é Picasso.

Lembro-me de uma história que contam de Rui Barbosa. Ele estava num bar tomando café e um senhor lhe pediu um deferimento sobre um determinado assunto. Ele escreveu num papel simples ali mesmo no bar, pois não tinha como fazer de outra forma. Ao lhe dar o preço, o “cliente” reclamou. Foi quando Rui Barbosa rasgou o papel justamente em sua assinatura e disse:

“Leva, é grátis”.

Fazer com excelência é uma questão de postura. É só estabelecer um pacto consigo mesmo e, a partir dele, tudo o que fizer será bem feito, para que no futuro, ao olhar para trás, você possa se orgulhar do que fez. É melhor dizer: "não posso, não sei, não quero, do que fazer por fazer”. É por isso que adotei essa máxima como um valor em minha jornada: “O que precisa ser feito, merece ser bem feito”.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre fazer as coisas com excelência?
__________________________________
Artigo veiculado na Rádio Difusora no dia 23/04/2013
Voltar para Café com Mistura

2 Comentários para "Faça com Excelência"

  • Danielly Mondardo Vieira - 24/04/2013

    Muito boa as suas mensagens...De grande significado! Continue assim um bom escritor.


  • Albertina Manenti Silvestrini - 25/07/2011

    Querido Beto, o seu texto lembra um livro que li e reli algumas vezes, chama-se "O Maior Vendedor do Mundo" de OG Mandino, nesta obra ele resume o verdadeiro fazer com excelência, representando a vida em termos claros e simples, onde coloca a verdade, sinceridade e fé em tudo que faz. enfatiza ainda que " ...a satisfação e o bem estar resultam do fato de o homem haver encontrado a sua verdadeira personalidade e utiliza-la na sua vida diária. Todos os demais benefícios de ordem material são simplesmente uma consequencia lógica.". E assim, faço das palavras de OG Mandino as minhas . Nada vale a pena fazer simplesmente por dizer que o fez.

    Estamos juntos,
    Albertina

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...