Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Fique Calmo na Tempestade

Deixe um comentário
Tenho observado atitudes de alguns empresários quando a empresa está com problemas. Às vezes de fluxo de caixa, outras vezes com fiscalização, vendas baixas, ações trabalhistas, processos e outros momentos que nós empresários conhecemos. Muitas vezes, a primeira atitude que se toma é exatamente o contrário daquela que o momento exige.

Minha experiência diz que na vida de gerentes e empresários haverá momentos em que sentirão uma turba “armada” vindo ao seu encontro e ao encontro de sua empresa. Então, aquele que é líder de fato permanecerá calmo e exercerá uma liderança efetiva positiva, tranquilizante. Depois de reconhecer a necessidade de ter calma, a coisa mais importante é planejar tempos difíceis.

Acontecimentos na vida de Jesus são exemplos disso. Para mim, o mais vívido exemplo foi o comportamento de Jesus no Jardim de Gestsêmani, um pouco antes de sua prisão, quando uma turba armada com cacetetes e espadas veio para prendê-lo. Pedro exaltou-se, tirou sua espada da bainha e cortou a orelha de um daqueles que procuravam por Jesus. Ao invés de reagir com palavras ásperas, Jesus imediatamente acalmou a situação. Que isso sirva de exemplo para nós.

O executivo sábio terá, cuidadosamente, elaborado planos para crises, adequados a diversos desafios que possam vir. Um planejamento pode contribuir para assegurar calma perante todos.

Estar calmo não significa ficar alienado, alheio. Nós podemos ter toda a calma do mundo e ainda assim estar totalmente engajado e ativamente envolvido na solução do problema. Nossa calma ajudará a acalmar a equipe e a encontrar a solução para os momentos de crise. É o que tenho visto.

Eu sei. Para cada um é de um jeito, porém, ser um líder calmo e eficiente, mesmo em meio a uma tempestade, ajuda muito a acalmar a equipe. Para mim, a prática de relaxamento, meditação, prática corporal, musculação, são algumas opções, porém, nada me acalma mais que as minhas caminhadas. Para outras pessoas é a yoga que equilibra a situação. Talvez o mais importante seja movimentar-se por dentro e por fora. Ficar calmo numa tempestade e preparar-se para dias difíceis é sabedoria de grandes líderes, talvez eles saibam que depois da tempestade vem a calmaria.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre as tempestades que enfrentamos?
 
_________________________________________________________________________________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 30/05/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 31/05/2011
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Fique Calmo na Tempestade"

  • Glaucia - 25/06/2011

    Como pode poucas palavras interpretar o momento que estamos vivendo ou que já vivemos e que ainda virão.
    Fico a pensar, como somos escravos dos nossos sentimentos e que um derruba ou outro se deixarmos acontecer... e o que depende da nós é fazermos a opção de escolher o que é melhor para o momento. Lendo este texto consegui perceber onde eu me erro tanto e como posso reverter a situação ao meu favor.
    Não precisamos de ler um livro pra encontrar uma resposta, pois, prova disso é este pequeno artigo.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...