Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Ouça o audio deste artigo

Francisco

Querido leitor, que você esteja bem. Em tempos de papa argentino, vale a pena refletirmos sobre a bonita história de Francisco, que nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a "Senhora Pobreza".

Peregrinou a Roma, viveu como eremita e, em solitude, recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: "Vai restaurar minha igreja que está em ruínas". Conta a história que Francisco ficou atônito com o sinal e sentia-se, inicialmente, despreparado para “restaurar” a igreja.

Com muito custo passou a erguer as pedras de próprio punho e a transformar as paredes caídas de um casebre em uma pequena capela. Francisco acreditava que esse era o pedido, esse era o sinal.

Os sinais, os sonhos e as vozes continuavam: "Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas". Mas a capela já havia sido restaurada! Pensava Francisco.

Assim prosseguiu em viagens missionárias a Roma, Chipre, Egito, Síria, sempre peregrinando até aos Lugares Santos. Em uma dessas viagens, inexplicavelmente, consegue falar com o papa, a quem solicita que a igreja católica parasse de vender indulgências, ao que foi atendido. A partir dali cessaram, de vez, as solicitações para que restaurasse a igreja.

Na última etapa de sua vida recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo. Já enfraquecido por tanta penitência e cego, retira-se então para a capela que construiu, onde morre deitado em 3 de outubro de 1226. Passados menos de dois anos, a 16 de julho de 1228, o exemplar Assis era canonizado por Gregório IX.

Assim como Francisco, muitas vezes somos humildes nas interpretações dos nossos sonhos, nossos desejos e missão. Nós podemos escolher reconstruir uma capela ou reconstruir uma religião. O que você escolhe?

É assim como o mundo me parece hoje.

__________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior no dia 22/04/2013.

Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...