Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Ignorantes e Desinformados

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Antes de mais nada, quero justificar a palavra ignorante que faz parte do título do meu artigo de hoje. Para alguns, trata-se de algo pejorativo, taxativo, mas pra mim, ignorante é tão e simplesmente a pessoa que ignora. 

Feito isso, vamos às outras ideias. A história diz que há 2.500 anos existiu um homem, o filósofo Aristóteles, que era a pessoa mais sábia em seu tempo e que muito provavelmente sabia 90% do conhecimento existente na época. Por seu autoconhecimento e sabedoria, foi escolhido pelo Rei Filipe como o único professor de seu filho, que era nada mais nada menos que Alexandre – O Grande. Você já imaginou uma pessoa nos tempos atuais ousar querer saber proporcionalmente o que Aristóteles sabia em sua época? Talvez impossível, é a resposta.

O conhecimento humano está aumentando numa velocidade exponencial. Hoje, o conhecimento humano dobra em pouco tempo e então se torna impossível uma pessoa acompanhar tamanha velocidade. E se falarmos em programas de computador então, nem pensar.

Como vamos arrumar emprego no meio dessa explosão de conhecimento?  É claro que se especializando no ensino oficial, mas ter noções gerais de tudo talvez não seja a mais importante. A “cultura geral” é usada para bater papo no café do Rubinho, mas estudar para bater papo em café provavelmente não vai encher a barriga de ninguém.

Se você está atrás de um bom emprego, talvez seja melhor começar a pensar em saber 90% ou até 100% de um pequeno nicho, uma parcela muito, muito pequena do conhecimento humano. Seja um especialista numa modalidade, pois nossas empresas estão atrás desses profissionais. O mundo mudou e se globalizou, não é mais como antigamente. E você empresário, que pensa que sabe tudo, que consegue bater o escanteio, cabecear, fazer o gol e disparar para defender seu time, está enganado. Parece ser impossível saber tudo, até mesmo em uma pequena empresa.

Talvez a saída para aumentar a vida das empresas seja contratar especialistas em cada setor. Como disse Stephen Kanitz, “é melhor contratar ignorante que sabe tudo sobre um pouquinho do que contratar intelectual que sabe um pouquinho de tudo”.

Estamos cada vez menos informados sobre o conhecimento do planeta e é importante admitirmos que estamos ficando cada dia mais ignorantes, pois se não ignorarmos essa explosão de informação do nosso dia-a-dia, provavelmente acabaremos nossos dias estressados e explodindo nossa qualidade de vida. Para mim não vale a pena.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre informação?

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Ignorantes e Desinformados"

  • Albertina Manenti Silvestrini - 20/06/2011

    Prezado amigo Beto, nós estamos vivendo um período histórico no qual a consciência do conflito entre as atividades humanas, a concorrência no mundo do trabalho estão eclodindo. Nunca tivemos acesso a tanto conhecimento, tecnologia e recursos. Nunca tivemosa um potencial tão grande a nossa disposição . O momento e a oportunidade são apropriados para romper com as tendências da estignação, é preciso sim a informação e o conhecimento, quanto mais as pessoas estiverem envolvidas procurando informações para aperfeiçoar-se mais chance terá de ter sucesso na vida profissional, e em tudo o que a envolve pois hoje não basta ser bom em várias funções a ordem é ser O MELHOR naquilo que faz, senão corre o risco de ser fadado ao fracasso.
    Atenciosamente,

    Albertina

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...