Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Inverno

Querido leitor, que você esteja bem. Estamos no inverno, a época de soltar fumaça pela boca, de andarmos mais arcados, de ficarmos mais em casa, de comermos comidas mais quentes e pastosas. A época de querer ficar no aconchego quentinho da cama, de permanecer ao redor de uma fogueira ou lareira, de vestir roupas pesadas.

Inverno tem cheiro de infância, sensação de criança, gosto de vida. Ah, o inverno.

O inverno austral, como sabemos, teve início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de setembro aqui em nosso mesmo hemisfério.

A maior característica do inverno é, principalmente, as baixas temperaturas. Durante esta estação, várias espécies de animais, principalmente os pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em nossa região, pode ocorrer a incidência de geada e até de neve.

Nesta estação, também muitos se mobilizam para ajudar outras pessoas com dificuldades de enfrentar, muitas vezes, o frio rigoroso. Surge o espírito altruísta do ser humano que esquenta as relações. Interessante, parece-me que a felicidade gratuita surge aos que doam muito mais do que aqueles que recebem. Doar, para mim, esquenta o coração, movimenta a vida! 

Tenho uma teoria. No verão, estação mais quente do ano, as pessoas tiram mais suas roupas, ficam mais à vontade, saem mais, mas se afastam. Já no inverno, a gente se agasalha, fica mais em casa, mas se aproxima. Para cada um é de um jeito, mas me parece que aqui restringimos mais nossas relações, mas as intensificamos na qualidade.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre o inverno?

Beto Colombo

Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...