Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Lá vem chegando o Verão

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Lá vem chegando o Verão
Querido leitor, lá vem chegando o verão.

Os dias ficaram maiores e mais quentes. As árvores se espreguiçam, se espicham... Crescem. Começa o frenético movimento para as praias. Lá vem chegando o verão.

As cigarras saem da terra e começam as suas sagas buscando a procriação, agora cantam nas árvores. Os sabiás cantam imponentemente nas copas das árvores abertos ao acasalamento. Lá vem chegando o verão, o trem da estação da luz.

É no verão que geralmente as pessoas e famílias se organizam para tirar as merecidas férias. A parada entre um ciclo e outro de nossas existências, o aviso ao cérebro e ao corpo para “azeitar” nossas engrenagens. Lá vem chegando o verão e com ele as férias.

É o tempo em que as melancias se ajeitam nos carros, carroças e caminhões. Já estou até sentindo o cheiro do melão, do pêssego, da manga, figo e abacaxi, da uva, do maracujá e da ameixa. É a estação de tomar muito líquido, picolé, sorvete. De curtir a preguiça numa rede, de caminhar de peito aberto, de viver com poucas roupas. Verão é tempo de milho verde, pepino e vagem. É tempo de pescar traíra, piava e cará de caniço.

Em nosso hemisfério, o Sul, esta estação é chamada de verão austral que tem início com o
solstício de verão, que acontece cerca de 21 de dezembro e termina com o equinócio de outono, no dia 20 de março.

Há anos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso que geralmente começava no fim da
primavera, e o verão estio, de tempo quente e seco, palavra da qual deriva o termo estiagem. Lá vem chegando o verão.

Verão do banho de mar, de lagoa, de açude, de piscina. Verão do churrasco com os amigos, de aventura, de amores e sabores. Verão de chapéu, boné, de óculos de sol, verão de barraca. Tem que malhar, tem que cuidar... Verão chegando.

Uma linda estação, um lindo período, um gostoso tempo de experiências intensas de encontrar e reencontrar pessoas. De praticar exercícios, de cuidar ainda mais de si. É verão, bom sinal, já é tempo de abrir o coração e sonhar...

Que aproveitemos, então, esta nova estação que se apresenta como uma grande oportunidade de ser e de viver. Lembremos que queiramos ou não, depois dele, são as águas de março deixando o verão.

Quem viver, verão...

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre o verão?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 22/12/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 23/12/2011
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Lá vem chegando o Verão"

  • Jô Lopes - 24/12/2012

    Bom querido, Beto...!

    O verão me leva ao Deslocamento Longo,especialmente a infância, no interior do Amazonas: minha família unida e reunida,as flores, os pássaros,as frutas,os peixes, os rios e riachos prontos para os banhos matinais, como um salão de festas, as algazarras das brincadeiras durante o banho nas águas prateadas do Rio Solimões...O meu pequeno Mundo infantil...

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...