Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Liderança Fogo ou Liderança Rio?

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Liderança Fogo ou Liderança Rio?

Querido leitor, minha cordial saudação. Hoje vamos refletir sobre liderança. E para tanto, vou fazer uso da metáfora, da figura de linguagem.

Conta a história que, certa vez, o filho mais velho procurou seu pai, presidente de uma importante empresa, e manifestou seu desejo de viajar para outras terras e começar a vida nova com seus próprios esforços. O pai então indagou seu filho querendo saber o que ele pretendia ser em sua nova vida. Foi quando ouviu de seu filho: “Quero empreender pai, quero ser um líder.”

Após refletir por alguns dias, o pai chamou seu filho a quem disse que concordava com a viagem, desde que, antes de partir, passasse com ele uma noite no campo conversando sobre o que é ser um líder. Assim, saíram os dois e se dirigiram para um grande vale não muito longe dali. Quando chegaram, já ao entardecer, o pai disse ao seu filho: “Sente-se, olhe bem para este vale e diga-me o que vê.” Ao que o filho respondeu: “Vejo um vale verdejante e um rio caudaloso, meu pai”.

Os dois ficaram admirando a beleza do lugar por longos momentos. Em seguida o pai se levantou e fez uma fogueira. A noite chegou e a fogueira crepitava, com suas labaredas altas. Pai e filho se puseram a observar a beleza das chamas. Após algumas horas, as chamas haviam desaparecido, restava apenas o brilho das brasas. O pai então pediu: “Meu filho, agora vamos descansar e amanhã você vai me dizer que lição tirou do que viu aqui hoje”.

O filho, confuso, começou a meditar sobre o que tinha observado. Não conseguiu concluir coisa alguma e o cansaço acabou fazendo com que ele adormecesse. Ao raiar do novo dia, o pai percebeu a confusão na mente do seu filho e começou a ajuda-lo a aprender a lição. “Pense bem, meu filho, sobre o fogo que se queimara ontem bem aqui na nossa frente: era poderoso, as chamas subiam aos céus, como se se gabassem de algo. Nada teria resistido ao seu poder, ele consumiria tudo que se aproximasse dele. Mas afinal, o que sobrou do nosso fogo, tão poderoso, de ontem? Apenas um monte de cinzas, veja meu filho. O fogo tem sim poder para destruir tudo à sua volta, mas ele consome a si mesmo com sua força passageira. E acaba. Existem líderes, meu filho, que são como o fogo: vangloriam-se dos seus atos, são extremamente arrogantes e autoritários. Costumam durar pouco e deixar apenas cinzas por onde passam.

Agora, meu filho, pense sobre o rio que está aqui do nosso lado: ele provavelmente começou como um pequeno fio de água em alguma montanha longe daqui. Mas persistiu, em silêncio, o seu trabalho ao longo do seu curso: às vezes lento, às vezes mais rápido, contornando qualquer obstáculo, abraçando com humildade qualquer fenda em seu caminho, crescendo, obtendo cada dia mais poder dos seus afluentes. Ao invés de destruir ao seu redor, o rio é o grande provedor da vida neste vale. E está aí, no seu trabalho, há anos a fio, sempre marchando em direção ao seu objetivo maior: chegar ao oceano.

Foi quando o pai finalizou: “Pense agora, meu filho, que tipo de líder você vai escolher ser: como o fogo ou como o rio?”

E assim como o mundo da liderança me parece hoje. E você, que tipo de líder escolheu ser, líder fogo ou líder rio?

________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 24/10/2012 e no Jornal A Tribuna no dia 25/10/2012.

Voltar para Café com Mistura

3 Comentários para "Liderança Fogo ou Liderança Rio?"

  • antonio de padua(paraiba - 24/10/2012

    Beto : parabens aprendo muito com seus
    artigos matutinos

  • Daniel Tomazi - 24/10/2012

    Beto, excelente lição de vida e liderança!

    grande Abraço!

  • Adauton luiz Deolindo - 24/10/2012

    Ola Beto, que grandeza é quando paramos para observar a natureza, ela sempre nos mostra o caminho, mas o difícil é ler nas entrelinhas. Obrigado terei um dia melhor hoje.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...