Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Mar de Fogueirinhas

Deixe um comentário
Mar de Fogueirinhas

Querido leitor, que você esteja bem. Eduardo Galeano é um intelectual que a América Latina emprestou ao mundo. Escritor destacado, hoje é referência por sua visão crítica, seu texto aguçado e sua clareza em prol da coerência econômica e política. Um guardião da vida na sua verdadeira acepção.

É dele o texto que ainda temos capacidade de loucura, que é o sintoma infalível da boa saúde. Dentre as centenas e até milhares de textos premiados, hoje quero ressaltar mais uma; quero falar sobre o mar de fogueirinhas.

Disse certa vez Eduardo Galeano: Um xamã – homem santo - da tribo Negu, no litoral da Colômbia, conseguiu “subir aos céus". Ao retornar, reuniu sua tribo e contou-lhe que "lá do alto", tinha contemplado a vida humana. Todos queriam saber o teor dessa contemplação.

Foi, então, que o velho sábio revelou a sua visão:

- Somos um mar de fogueirinhas.

Inicialmente, os homens, mulheres e crianças que estavam ao seu redor não entenderam quase nada, mas com o desenrolar da conversa, a história foi abstraída, sentida, provocando forte comoção no grupo.

- O mundo é isso, um mar de fogueirinhas. Cada pessoa brilha com luz própria, entre todas as demais. Não existem dois fogos iguais. Existem fogos grandes e fogos pequenos e fogos de todas as cores.

Enquanto o velho sábio falava, as pessoas emocionadas prestavam atenção sem piscar. Aquela mensagem, como uma chuva fina, ia penetrando nas pessoas que, aos poucos, se encharcavam.

Continuou o velho:

- Existe gente de fogo sereno, que nem se inteira do vento, e gente de fogo louco, que deixa o ar cheio de faíscas.

Ao finalizar, o Xamã o faz com uma pitada de esperança, ao falar que alguns fogos, fogos bobos, não alumbram e nem queimam. Contudo, finaliza ele: “Outros fogos ardem a vida com tanta vontade que não se pode olhá-los sem tocar, e quem chega perto, se incendeia.

Somos todos, um mar de fogueirinhas?  O que você acha?

Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 22/11/2013

Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...