Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Melhoria Contínua

Deixe um comentário
Melhoria Contínua
Eu gosto muito de metáforas, parábolas, estórias e histórias. Em filosofia clínica chamamos isso de vice-conceito. E tem uma estória que eu gosto muito, intitulada “O Tesouro de Bresa”. Essa estória é sobre uma pessoa muito pobre que compra um livro que guarda um segredo, que é o de se chegar a um tesouro.

Mas para encontrar este tesouro, essa pessoa vai ter que descobrir o segredo. Para isso, ela tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro. É quando a pessoa se debruça a estudar e aprende cada língua estrangeira do livro, então as oportunidades começam a aparecer e, lentamente, sua vida começa a melhorar.

Depois de estudar os idiomas, ela precisa decifrar cálculos matemáticos. Continua estudando e se desenvolvendo. Essa pessoa prospera ainda mais.

Para encurtar o relato, no final das contas não existe tesouro algum. Na busca do segredo do tesouro, ela se desenvolve, cresce tanto que descobre ser ela própria o tesouro.

Conheço algumas pessoas que fazem do seu trabalho um verdadeiro tripalium, que é um instrumento de castigo, porque na realidade, não dão um duro em seu comportamento e na sua preguiça, não despertam para a melhoria contínua no seu aprendizado. Simplesmente trocaram o livro pela televisão e a escola pelo papo do boteco da esquina ou na pelada do meio de semana. Limitam a sua vida a somente isso.

Eu vejo que no mundo do trabalho a matemática é simples: Ou você cria em você um processo de melhoria contínua ou então fica dormindo em berço esplêndido. Vale lembrar: geralmente o rendimento de uma pessoa equivale ao seu desenvolvimento pessoal.

Agora, não precisa sair por aí querendo mudar tudo a partir deste momento. Não fique obstinado pelo resultado imediato, tudo tem seu tempo. É só melhorar continuamente.

É como no tesouro de Bresa, um dia você acorda e descobre que o tesouro é você.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre isso?
____________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 07/06/2013
Voltar para Café com Mistura

6 Comentários para "Melhoria Contínua"

  • Jô Lopes - 09/06/2013

    Boa tarde, Beto querido..!

    Penso que as pessoas tenham um tempo estabelecido para encontrar-se,como:um tesouro de grande valor para ela mesma,para os outros e para o mundo...Mas,elas precisam reconhecer o outro,também como um tesouro, valioso...
    Abraços.

  • Narbal Teixeira da Rosa - 07/06/2013

    Beto, gostei do " Tesouro do Bresa", parabéns. Se o tempo gasto em politicagem no Brasil fosse investido no maior nº de pessoas, como sugere Adelor, já pensou que maravilha?

  • Rosana - 07/06/2013

    Beto adorei esse artigo devemos estar sempre atentos para as mudanças esse artigo da um empurrão nas pessoas q estão acomodadas .

  • tiago duminelli - 07/01/2013

    E o mundo vive em constante mudança e aquele que para no tempo ali fica.

    Aprenda.sempre

  • Adelor - 04/01/2013

    Beto,
    muito bom mesmo. como fazer para que as pessoas tenham essa consciência? como despertar o maior numero de pessoas a buscarem o Tesouro de Bresa?

  • Albertina Manenti Silvestrini - 09/06/2011

    Prezado Beto, peço que você me envie o nome do autor do livro "O Tesouro de Bresa ", Penso que realmente enguanto o homem permanecer em seu casulo não prospera, ou melhor não se deixa prosperar, pois a vida é um proceso dialético, enquanto o aspiral não se abre, muitas vezes o que poderia ser um lazer, torna-se algo "pesado" att. Albertina Manenti Silvestrini- Assistente Social

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...