Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Motivação

Deixe um comentário

Quem trabalha com equipe sabe que um dos grandes desafios do líder é motivar e principalmente manter as pessoas que compõem a equipe em constante motivação.

Aqui vale uma pausa para diferenciar equipe de grupo. Este, o grupo, é um amontoado de pessoas que tentam fazer algo junto, mas que na maioria das vezes cada um puxa para o seu lado. Já aquela, a equipe, é o inverso: há sincronia, comunicação, empatia e entrega numa equipe.

Voltemos à motivação do grupo.

Bons salários, planos de incentivo, palestras motivacionais, criar grito de guerra, contratar humoristas, tudo vale, mas são só paliativos. O que realmente dá certo é parar de desmotivá-los.

Segundo pesquisadores da empresa Sirota Intelligence, em 85% dos casos, um profissional começa a se desmotivar após seis meses em um novo emprego e vai se desmotivando ano após ano. Eles começam cheios de energia, cheios de planos e seus líderes nada fazem para mantê-los motivados.

Então, por hora nesses casos, podemos concluir que a motivação está altamente relacionada com o líder, isto é, com o empresário, presidente, diretor, gerente, supervisor, eles são os grandes responsáveis pelo contágio motivacional em todos que os cercam.

O líder, para mim, precisa criar formas de encorajar as pessoas a assumir responsabilidades, mostrando sua importância e função dentro da organização. Estar aberto e gostar de acatar novas ideias, dar sugestões e receber sugestões, contribuir com o sucesso do negócio.

O grande desafio, para você que é líder, provavelmente seja criar um ambiente onde as pessoas possam crescer. Hoje vejo que os profissionais com grande desempenho precisam aprender novas habilidades. Para algumas pessoas a mesmice desmotiva, a rotina enferruja, tolhe, aniquila. Nesses casos é preciso criar desafios para novos aprendizados. Esses indivíduos que aprendem coisas novas também se motivam mais e estão dispostos a contribuir com uma organização mais rica.

Hoje eu vejo que podemos começar criando um ambiente onde confiança, otimismo, prazer e trabalho se confundem e assim, o crescimento pessoal e profissional possa ser apenas uma consequência. O que você acha?

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre motivação?
____________________________________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 11/07/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 12/07/2011. Leia artigos inéditos neste espaço a partir de março.

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Motivação"

  • Albertina Manenti Silvestrini - 14/07/2011

    Querido Beto, que vc esteja bem.
    Uma das caracteristicas do empreendedor bem sucedido é aquele que precisa de liberdade para agir e para definir suas metas e os caminhos para atingí -las, sabe onde quer chegar, confia em sí, e sabe porem atuar conjuntamente. Ele acredita na equipe, assim vai descobrir que é essencial valorizar seus colaboradores. Uma equipe se sente motivada quando ela é envolvida nas tomadas de decisões, quando suas idéias são ouvidas. é claro que é importante o gestor, ou diretor, ter um mix de marketing estabelecido com clareza, enfim outras qualidades, mas sem dúvida ogrande capital para alavancar positivamente a empresa, está justamente na motivação dos funcionários. Todo funcionário motivado é o grande indicador positivo para a empresa.
    É assim que penso.
    Estamos Juntos,
    Albertina

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...