Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Mundo Virtual

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Mundo Virtual

Querido leitor, que você esteja bem e em paz! Nosso tema hoje é sobre benefícios e malefícios da internet, sobre o mundo virtual. E vou iniciar com um exemplo não virtual, mas real, é fato verídico. 

Este fim de semana conversei longamente com um arquiteto, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O que mais me chamou a atenção naquele profissional foi das suas ideias voltadas à ecossustentabilidade. 

Disse-me o professor que recentemente levou sua turma da quinta fase de arquitetura para uma pousada no interior da ilha, onde passariam dois dias. Neste exercício prático, o grupo foi distribuído em 8 grupos com duplas e trios. Missão: estudar a pousada e sugerir uma proposta ecossustentável com o material existente naquele local. 

Como ficou definido, o professor só retornou ao local no dia seguinte e qual não foi sua surpresa quando percebeu que dos oito grupos, pelo menos três deles não haviam feito nada, não escreveram nada, não propuseram nada. “Não encontramos nada na internet, professor”, justificaram. 

Esse não é um exemplo que é uma exceção, pelo contrário, já está virando guerra. Tenho muitos amigos professores universitários e até do ensino médio e fundamental. Todos, todos são unânimes em dizer que os estudantes já não folheiam mais livros, teclam endereços de site; já não escrevem mais com caneta, dão “Ctrl C”, que é uma tecla de atalho onde se copia, e “Ctrl V”, tecla de atalho que cola o assunto a um documento novo. 

Vale a pena refletir o que estamos fazendo com o aprendizado, com o sabor da busca e da pesquisa. Hoje em dia é só colocar o tema que se quer no Google que imediatamente se tem centenas, milhares e, conforme o assunto, milhões de opções de respostas. 

No livro “1984”, Jorge Orwell mencionava sobre o “Big Brother”, ou seja, o grande irmão, aquele que tinha a resposta para tudo e só a ele deveria se seguir. Nesse livro que também virou filme, o autor projetou um possível “futuro” onde a transformação da realidade é o tema principal. 

O futuro chegou. 1984 é hoje. É 2012. 

O apóstolo Paulo tem uma frase muito interessante que não me canso em repetir: “Tudo lhe é possível, mas nem tudo lhe convém”. Penso que ela vale para nosso tema de hoje, onde temos disponibilidade de acessarmos a internet, mas nem todos os conteúdos são bons, são libertadores, trazem vida. Alguns nos ofuscam, destacam nossas sombras, nos matam lentamente.
Mais ainda, vale a pena refletirmos: Quem coloca esses conteúdos na rede mundial de computadores, quem alimenta as páginas com as informações e a quem interessa tudo isso? 

Antes de finalizar, quero compartilhar com meu ouvinte o significado da palavra virtual, que nada mais é do que a possibilidade de “vir a ser”, mas que ainda não é. Encontro virtual, namoro virtual, ensino virtual, aprendizado virtual? Para onde vamos? Eu não sei, você sabe? 

É assim como o mundo me parecem hoje. E você, o que pensa sobre mundo virtual?
_________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 10/05/2012 e no Jornal A Tribuna no dia 11/05/2012.

Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...