Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

O Aprendizado no Não e no Sim

Deixe um comentário
O Aprendizado no Não e no Sim

Querido leitor, que você esteja bem! Vamos refletir em nosso artigo de hoje sobre o “não” e o aprendizado que temos com ele.

Começo, então, nossa reflexão deste dia lembrando uma frase do mestre Jesus Cristo que, de acordo com o livro Santo, a bíblia, Ele disse: “Sede o vosso sim, sim e o vosso não, não”. Constatamos mais uma vez que podemos escolher que temos o livre arbítrio para optar; que temos, no mínimo, duas escolhas: sim e não. E que o não optar, também é uma escolha, embora também tenhamos que nos movimentar pelo nosso livre arbítrio.

“Sim” e “Não” são duas palavras contendo o mesmo número de letras, mas parece que uma é mais fácil de falar do que outra. O sim, para você, não é mais fácil de dizer do que o não? Pelo menos para mim, a verbalização do “Sim” é mais fácil, menos trabalhoso que o “Não”. Aquele parece ser mais fácil de pronunciar e este, o não, parece que exige mais esforço.

Mas saindo da parte do esforço físico, vamos para os relacionamentos. Há muitas pessoas que têm dificuldades de dizer “não” por muitos motivos: não sabem se posicionar, tem medo de ofender, acreditam que o outro vai embora ao receber um não, dentre tantas possibilidades.

Claro que é mais fácil dizer sim. Além de mais fácil, mais cômodo também. E simples.

Para se dizer um não, é necessário antes de tudo e de mais nada, razão equilibrada, ou seja, não ser dominado só pela emoção. Ela, a emoção, é importante, mas é necessário um equilíbrio com a razão, sob pena de você ver seu filho menor atravessar a rua, brincar com uma faca afiada ou até mesmo colocar o dedo na tomada e não dizer nada.

“Não” é posicionamento, autoestima, amor próprio. Como vendedor que sou, vou visitar os clientes tendo claro que já tenho um “não”, mas que a excitação aumenta no jogo da busca do “sim”. É o “sim” que me move, mas para isso, o “não” não pode me paralisar.

Há tempo reflito sobre o “não”, mas nessas férias me lembrei de mais uma possibilidade, que é de aprender. Uma pessoa que sempre diz sim, mesmo que tenha clareza que “não” sabe, com medo de parecer ridícula, não vai aprender, crescer, ser melhor. Quando eu digo “não sei”, já estou abrindo a possibilidade de algo novo entrar em minha vida. Portanto, “não” é um aprendizado.

Por isso, que o teu “sim” seja um sim quando sabes, conheces, desejas, enfim; e que o teu “não” seja um “não”, quando não sabes, não conheces, não desejas. E de “nãos” e “sins” vão construindo nossas existências a cada dia, a cada momento, a cada instante... A cada “não” e a cada “sim”.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre “não” e “sim”?

Beto Colombo

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "O Aprendizado no Não e no Sim"

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...