Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

O Bem Deliberar

Deixe um comentário
O Bem Deliberar

A herança de Aristóteles, filósofo grego que viveu entre 384 a.C. a 322 a.C., passa pela lógica, metafísica, biologia e até pela economia. Aristóteles foi um dos grandes influenciadores do pensamento ocidental.

Há um pensamento grego atribuído a Aristóteles sobre virtude, onde se diz que “a virtude está no meio”, agora se essa ideia for tirada do contexto em que ela foi escrita, algumas pessoas acabam interpretando errado.

- Você é de esquerda ou de direita? Não, eu não sou nem de esquerda nem de direita, eu sou do centro.

- Você gosta de vinho ou cerveja? Então você pensa antes de responder: Não vou gostar nem de vinho, nem cerveja, vou gostar de outra coisa e algumas pessoas vão achando que ficar em cima do muro é que é ser virtuoso.

Para Aristóteles, ficar em cima do muro era a pior coisa que podia acontecer. Pessoa em cima do muro só merece uma coisa, ser derrubado do muro. Essa é uma atitude que não há virtude alguma.

A virtude está no meio, significa no meio da balança. Lembra-se daquelas balanças mecânicas antigas, onde tinha dois pratos e no meio uma seta indicando para onde o prato pesava mais?

Pois é, a virtude está no meio significa no meio da ponderação. Não é que a virtude está ali no meio da balança, mas é ali a mensuração para onde vai pender o prato da balança.

A ideia então que a virtude está no meio é a ideia de pesar os dois lados e ponderar porque para Aristóteles a virtude é o bem deliberar. Como cidadãos de bem, temos que deliberar corretamente, temos que decidir corretamente e, para decidir corretamente, ponderando os dois lados da balança eu tomarei a decisão correta, aí eu serei virtuoso.

Pode acontecer que na ponderação a virtude não esteja no meio, pode ser que um peso puxe mais e você acabe decidindo pela esquerda ou direta aí então você toma sua decisão. A ideia então que a virtude está no meio não significa que você deva ficar em cima do muro (o caminho do meio), mas significa que você vai refletir sobre, e para cada caso.

Isso era assim para Aristóteles. E para você, o que é o bem deliberar?

Beto Colombo

Voltar para artigos

3 Comentários para "O Bem Deliberar"

  • Marco Antônio Dias de Holanda Cavalcante - 16/04/2010

    Na minha opnião, o bem deliberar está ligado ao discernimento de cada pessoa sobre determinado assunto, não só visando o bem para si, mas para todos. Acredito que em tudo não é fácil determinar o meio-termo, pois temos que colocar muita coisa na balança. A pessoa certa, no ponto certo, o momento certo e da maneira certa. Da mesma forma acontece nas eleições. Não é uma tarefa fácil, mas temos que escolher quais destes candidatos representarão melhor nosso país. Reflexão, moderação, decisão...Ficar em cima do muro é que não dá!!!!

  • Genival Saturnino - 15/04/2010

    Gostaria de receber sempre os artigo de sabedoria de Beto Colombo.

  • Ivalda J Lins - 15/04/2010

    Boa tarde!

    Gostaria de dizer que, ja gostava de seus artigos anteriores... porem, os recentes, onde voce fala dos grandes filosofos estao demais! Filosofia é sempre bom... acredito que seja a essencia de nossa existencia! Parabens!
    Ivalda j Lins

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...