Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Ouça o audio deste artigo

A palavra cliente vem do latim “custom” que quer dizer costume. E em inglês vem de “Claient”, ou seja, aquele que busca contratar um serviço. Então, se quisermos trabalhar com clientes, uma sugestão é que compreendamos seus costumes para sanar suas necessidades.

O cliente é alguém que nos escolheu, difícil de conquistar, fácil de perder, e o seu sucesso determina o nosso sucesso. Para mim, é o único que pode demitir todos, da portaria ao presidente, basta não comprar.

Já ouvi diversas definições sobre cliente: “nosso patrão”, “nosso chefe”, “o bem mais precioso da empresa”. Particularmente, não consigo conceituar algo tão simples e ao mesmo tempo tão complexo. Talvez a melhor definição é que o cliente é um deus, a única diferença é que Deus perdoa.

Eu vejo que nossas empresas precisam ter especialistas em relacionamento e colocá-los para capacitar pessoas e as melhores preparadas e com vocação devem ser colocadas na linha de frente. 

Vejo também muitas empresas onde o vendedor levanta o negócio e depois vai pedir autorização ao gerente se pode concretizar a venda. É como se o soldado avistasse o inimigo e depois correria ao seu comandante para perguntar se ele pode ou não atirar. Isso não é lógico e se paga com a vida, assim como muitas empresas, que agem desta forma, pagam com a falência.

Para mim, o cliente merece respeito. Respeito com seu tempo, seus hábitos e costumes, seus valores, seus métodos. Cada um é cada um. Fórmulas prontas não funcionam.

Se você se entusiasmar com cada pedido que você tira. Se você vibrar com cada venda feita, provavelmente você é um “vendedor”. Caso não se identifique, vá para os bastidores, não há nada de errado nisso e talvez seja lá que você vai se realizar.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre cliente?
Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...