Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

O Mundo Não Acabou

Deixe um comentário
O Mundo Não Acabou

Querido leitor, que você esteja bem. Ao contrário do que alguns acreditavam, o mundo não acabou. Tanto é que, esta semana, estou de volta ao trabalho e um deles é a minha participação na segunda e na sexta-feira, portanto, duas vezes por semana, no programa Adelor Lessa da Rádio Som Maior FM, espaço de maior audiência do rádio no Sul Catarinense e também neste site.

Eu imagino que você, como eu, já deve ter ouvido a expressão: “Lá vou eu de novo para a luta”, referindo-se a mais um dia de trabalho. Talvez, pela origem da palavra tripalium, que nada mais é do que um aparelho de tortura formado por três paus ao qual eram amarrados os condenados ou os animais difíceis de ferrar. Ou talvez pela nossa origem judaica cristã que leva ao pé da letra a Tora ou o dito do primeiro livro da bíblia, o Gênesis: “Ganharás o pão com o suor do teu rosto”. Lembra?

Mas hoje quero refletir sobre uma nova visão de trabalho. E vamos beber na tradução do espanhol, onde trabalho é “trabajo”, consequentemente, “trabajo” é trazer “abajo”; trazer das abstrações para o sensorial, do mundo das ideias para palpável. Um exemplo? O arquiteto! Você mostra o terreno e ele lhe dá uma planta detalhada e, às vezes, até com maquete. Geralmente é assim.
Trabalho: Trazer abaixo.

Ainda nesse mesmo tema temos um complemento muito interessante, na medida em que, a partir deste conceito de trazer para baixo, podemos ver que há uma complementariedade com ele, que é o serviço. Diante desta nova visão, podemos assim interpretar serviço como “viçar” o “Ser” – ser-viço - ou seja, tornar a planta viçosa, oportunizar para que o ser cresça e dê bons frutos.

Fala-se no exemplo do mestre Jesus Cristo, que foi o grande servidor, que contribuiu sobremaneira com seu exemplo de líder servidor. Lembra-se do líder que se busca tanto nos trabalhos operacionais quanto nos trabalhos estratégicos? Ambos tão importantes como escassos nos dias de hoje.

Trabalho: trazer abaixo. Serviço: viçar o ser. Palavras tão importantes, mas ambas nos remetem a ação, não ao conceito estático.

Então queridos e queridas ouvintes, desejo que tenhamos todos um bom ano de trabalho. Produtivo e prazeroso, e que contribua para nos tornarmos seres ainda melhores.

Mãos à obra.

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 28/01/2013.

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "O Mundo Não Acabou"

  • Tiago Duminelli - 31/01/2013

    Um bom ano de trabalho, de crescimento, de aprendizagem e de honestidade a todos.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...