Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

O Papa não Sabe

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

O Papa não Sabe

Querido leitor, que você esteja em paz. A despeito da recente vista do Papa Francisco ao Brasil, muitas declarações, posturas e gestos me chamaram atenção. E, provavelmente, você deve também ter se sensibilizado com ele, independente de credo.

Talvez você possa estar imaginando que vou falar sobre a sua rica humildade. Ou, quem sabe, pela sua abertura, acessibilidade e ânimo. De repente, você possa estar pensando que vou ressaltar as visitas que ele fez a pessoas simples, a casas humildes, a encarcerados, dependentes de entorpecentes em recuperação, enfim, tantas coisas poderemos dizer sobre esse papa que, em tempo, deixou saudade.

Não. Não vou falar nada sobre esses pontos, embora pudéssemos discorrer muito sobre cada um deles. Vou me ater a entrevista que sua Santidade o Papa Francisco concedeu ao Globo News.

Perspicaz, o repórter perguntou ao Papa o que poderia ter ocorrido no Brasil, pois a igreja católica havia perdido muitos adeptos a outras igrejas. Atento, o Papa, de chofre, responde: “Não sei”. Persistente, o jornalista volta a carga e questiona o Papa, querendo saber dele, porque os jovens brasileiros foram às ruas protestar. Ao que prontamente o religioso responde: “Não sei”. Interessante é que o entrevistador ainda quer tirar da sua Santidade algumas declarações bombásticas à sua reportagem, e Francisco, fazendo jus a seu nome, responde: “Não sei, mas se você quiser eu posso inventar”.

O Papa não sabe. Que bom, dentro da sua infalibilidade, o Papa Francisco vem a público dizer que não sabe de muitas coisas e, assim, demonstra-se como um homem grande e sábio.

Querido leitor, o Papa não sabe. Ora, se o Papa vem a público sabiamente e se coloca como alguém que não sabe tudo, porque nós temos, em muitas ocasiões, a petulância de dar conselhos aos outros? O que nos leva, em diversos momentos de nossas existências, a resolver os problemas dos outros e, em alguns casos, diagnosticar e, o que é pior, até prescrever o remédio sem sequer termos CRM?
Ufa! Agora respiro mais aliviado, se o Papa que é o Papa diz várias vezes que não sabe das coisas, eu também posso dizer isso. Que bom!

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

_____________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 05/08/2013

Voltar para Café com Mistura

5 Comentários para "O Papa não Sabe"

  • RAQUEL AUGUSTA Z. SIMÃO - 06/08/2013

    COM TODO RESPEITO SENHOR BETO COLOMBO ! VAMOS PENSAR ! QUEM É O PAPA FRANCISCO ? ORA , O ATUAL LÍDER DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA E CHEFE DE ESTADO DO PAIS PEQUENINO MAS MUIIITOOO RICO CHAMADO VATICANO ! UM SER HUMANO COMO NÓS ! NÃO SABE TUDO PORQUE NÃO É DEUS !SÓ DEUS É ONISCIENTE ...ONIPRESENTE ONIPOTENTE ! O TUDO DO TODO ! ENTÃO O PAPA FRANCISCO , CHEIO DO ESPIRITO SANTO , PORQUE BUSCOU E BUSCA OS DONS DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS , QUE SÃO 7 A SABER : SABEDORIA , INTELIGÊNCIA , CIÊNCIA , BOM CONSELHO , FORTALEZA , COMPAIXÃO E RESPEITO AS LEIS DE DEUS É HUMILDE PARA RECONHECER QUE NÃO SABE TUDO , APESAR DE TENTAREM ENDEUSÁ-LO MUITAS VEZES ! AH! E BOM CONSELHO EU DOU PARA QUEM QUER OUVI-LOS ...NÃO PODEMOS OBRIGAR NINGUÉM A SEGUIR NOSSOS CONSELHOS ...POIS A TODOS FOI DADO O LIVRE-ARBÍTRIO ! OPÇÃO DE ESCOLHA ! IGNORÂNCIA OU CONHECIMENTO !

  • Maria da Glória da Silva Alexandre - 05/08/2013

    Isso é sabedoria! Em pensar que muitas vezes nos deparamos com pessoas que por ter um curso superior e bens em seu nome, menosprezam a capacidade e sabedoria de pessoas leigas que não tem acesso a estudos, e as tratam como "ignorantes e idiotas". Hipócritas! Deveriam seguir o exemplo do Papa Francisco.

  • Jô Lopes - 05/08/2013

    Boa tarde,querido Beto...!
    Te sou grata,pela oportunidade em me despertar para refletir,sobre mais esta questão...Quando alguém pergunta muitas vezes é para apenas confirmar algo que quem perguntou já sabia.Mas, existem perguntas que são capciosas para testar a pessoa que responde.Se muitas perguntas que nos fazem,nós tivéssemos a sabedoria de responder,como o Papa,"não sei",estaríamos sendo mais sincero e honesto possível, conosco e com os outros.Penso assim,hoje...abraços

  • IOLANDA KLAIC - 05/08/2013

    Gostei e compartilhei!!!

  • Jorge Ferreira - 05/08/2013

    Eu achei bem interessante a reportagem. Sabe quando os fariseus faziam determinadas perguntas a Jesus e ele meio que dissimulava as resposta, sabendo que o intuito daquelas perguntas não eram as respostas em si, mas tentar Jesus a cair em contradição. Vejo que o repórter tentou isso, quando enfatizou que a Igreja Católica perdera "adeptos". A Igreja Católica não perde adeptos, mas infiéis, que, talvez em outras igrejas voltem a fidelidade ao Cristo. Como disse Jesus, "minhas ovelhas ouvem minha voz." Isso mesmo, os "adeptos" que o repórter mencionara na verdade não se sentiam na presença do Salvador pois não conseguiam ouvir sua voz dentro da Igreja, talvez por estarem tão atentos à voz do mundo. O Papa sabia da real intenção do repórter que era simplesmente colocá-lo em xeque diante das demais igrejas, mas Francisco não se esquivou por não saber o que dizer, pois ele já tinha respondido esta pergunta em suas catequeses, mas deixou o silêncio da sabedoria falar mais alto.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...