Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

O Pastor e as Ovelhas

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

O Pastor e as Ovelhas

Querido leitor, que você esteja bem. Hoje vamos refletir sobre o pastor e as ovelhas. Inicio meu artigo de hoje citando o início do Salmo 23, que diz: “O senhor é meu pastor, nada me faltará”. Não canso de ver esta frase estampada – e até bordada - nos panos de louça que descansam abertos nas pias, fogões e mesas da nossa gente.

Fazendo um deslocamento desta frase à liderança de Davi, lembraremos que o pastor vive entre suas ovelhas, as contabiliza, ao mesmo tempo em que partilha com o rebanho as privações, riscos e perigos. É com cada ovelha que o pastor se preocupa e cada ovelha constitui seu fardo e também sua alegria.

Para Davi, digamos que sua tarefa era definida pelos relacionamentos que nada mais era do que a confiança entre o pastor e seu rebanho. Para o jovem líder, essas eram as motivações para o sucesso: íntima afeição e mútuo compromisso.

Quando as ovelhas  se tornam mais fortes, quando sobrevivem aos imprevistos da viagem, quando retornam à vila transformadas em animais mais fortes, então o pastor sente que cumpriu fielmente e com sucesso o seu dever. Pode-se dizer que as ovelhas que seguiam Davi necessitavam ser guiadas, aduladas e motivadas a um bom desempenho. Enfim, o pastor é o servo do seu rebanho.

Aqui, justamente aqui nesta arte, onde o pastor é o servo do seu rebanho, que Davi torna-se um exemplo para os executivos atuais que buscam não apenas conquistar o sucesso para si mesmos, mas também deixar um legado duradouro e significativo para as pessoas, para a empresa e para a sociedade. Afinal de contas, na maioria das vezes, a vida do pastor é determinada pelo rebanho.

O senhor é meu pastor, nada me faltará. Ser pastor é guiar, nutrir e proteger o rebanho. E, talvez, essa seja a função dos executivos modernos, cuja função seja muito semelhante a do pastor, embora raramente seja vista dessa maneira.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre a liderança executiva e o pastoreio?

Beto Colombo

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "O Pastor e as Ovelhas"

  • João Batista - 11/11/2012

    Caro Beto,

    Ser pastor, no mundo empresarial penso que é primeiro lugar conquistar a confiança dos liderados. Depois é trabalhar ardualmente para que cada um dos membros do grupo possa se tornar lider no momento oportuno. Pois se todos estão no mesmo barco, em algum momento qualquer mebro pode ser chamado a conduzir a embarcação.
    O verdadeiro lider faz surgir novos líderes.
    É a contribuição!

    Abs,

    JB - Florianópolis

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...