Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

O que não te serve deixa no caminho

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

O que não te serve deixa no caminho
“Há um tempo pra tudo”, diz o Eclesiástico. E para nós, naqueles dias peregrinando a Santiago, o oitavo dia foi de auto-avaliação. A forma como nos avaliamos enquanto percorremos o trajeto programado para aquele dia é totalmente diferente da maneira como as avaliações são feitas nas empresas.

Nas organizações, geralmente o chefe senta em frente ao subordinado para fazer uma análise de desempenho de determinado período. 

No momento da avaliação de um subordinado, é sempre bom ter como base a frase “diga como me avalias que eu me comportarei”. Os excessos são podados ano após ano e, no final da avaliação, são definidas as metas para aprimoramento.

No caminho de Santiago de Compostela, a trilha centenária que fiz por duas vezes, não havia cobranças, ninguém ousava afirmar o que está certo ou errado, cada cabeça era considerada seu mestre. Será que um dia as empresas serão assim também?

Não é preciso percorrer o Caminho de Santiago para fazer uma auto-avaliação. Eu faço da seguinte forma: 

Reparo em mim. Penso nas minhas características mais marcantes, nos meus pontos fortes e fracos. O que me diferencia dos demais? Vou mais além. Fecho os meus olhos e penso: se eu continuar nesse caminho, onde estarei daqui a dez anos? Em todos os aspectos de minha vida: trabalho, família, lazer...

Para mim, e por hora, a maneira como você se apresenta ao mundo é a maneira com que as pessoas o enxergam. Que imagem você está passando para o mundo? Ela é verdadeira? Ou você está escondendo seus verdadeiros talentos? Ser coerente com minhas ideias sem se preocupar se elas agradam ou não aos outros é ser eu mesmo. Penso que a fórmula do fracasso está em tentar agradar a todos. Além de fracassar, estarei me traindo várias vezes.

Certa vez, Albert Einstein falou: “os problemas mais significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando eles foram criados”.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre isso?
_____________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 28/12/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 29/12/2011. Leia novos artigos nesse espaço a partir de março de 2012.
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "O que não te serve deixa no caminho"

  • Fabio Alexandre - 28/12/2011

    Eu acredito na auto suficiência do pensamento....não que sejamos os donos da verdade, mas por acreditar que as coisas se dão certas ou erradas quando seguimos nosso modo de pensar, são mais reais...o erro e o acerto são seus. E não é errado perder...se aprende muito nas derrotas. Ser sábio leva muito tempo. Tempo que talvez nem tenhamos....

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...