Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Oitenta Vinte

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Pareto, economista italiano, ao estudar os padrões de renda e riqueza fez uma grande descoberta. Segundo ele, qualquer que fosse o país ou o período de tempo, o padrão de desequilíbrio previsível era exatamente o mesmo, ou seja, cerca de 80% do dinheiro é para 20% das pessoas.

Essa descoberta de Pareto hoje, embora acontecida há mais de 100 anos, é utilizada numa ampla gama de exemplos desde a esfera dos negócios, na vida pessoal e também social.

O princípio oitenta/vinte diz que geralmente 20% dos produtos respondem por 80% das vendas e dos lucros. O mesmo acontece com 20% dos clientes. Essa regra ainda pode ser usada em diversos setores da sociedade: 20% dos criminosos respondem por 80% dos resultados ilícitos de um país, 20% dos motoristas causam 80% dos acidentes nas nossas estradas, 80% do tempo usamos 20% das nossas roupas, e por aí vai.

Quantos projetos dariam mais resultados em nossas empresas ou em nossas vidas se levássemos a sério esse princípio? Quanto tempo economizaríamos se nos concentrássemos nesses 20% ao invés de desperdiçarmos com os 80%?

Talvez o princípio oitenta/vinte seja a chave para alguns melhorarem sua vida. O princípio diz que a maior parte do que fazemos tem resultados insignificantes, pois de 100%, apenas 20% tem grande importância. Se concentrássemos nesses poucos, poderíamos controlar e até prever os eventos ao invés de sermos por eles controlados.

Que tal repensar nossa vida, lá na nossa casa, em nosso trabalho, o que realmente é importante, ou melhor, determinante? E se começarmos a esvaziar nossa mochila? Talvez concluam que em nossa vida 80% são futilidades e que são elas que nos controlam.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre a regra do 80/20?
Voltar para Café com Mistura

2 Comentários para "Oitenta Vinte"

  • Emerson - 13/06/2012

    Porém, por menor que algumas coisas aparentam ser, elas acabam influenciando nossas vidas de uma forma que não podemos medir. Assim que me parece hoje.

  • jailson - 08/06/2011

    a abundância e um estado de espirito

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...