Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Outono

Querido leitor aceite o meu fraternal abraço. Estamos no outono. Autumn é a estação entre o calor muitas vezes escaldante do verão e o frio intenso e doído do inverno. Na verdade, o outono é a ponte entre os intensos, entre o calor e o frio. Em nosso hemisfério, o Sul, a estação é chamada de Outono Austral e tem início no Equinócio, dia 20 de março e termina no Solstício, em 21 de junho. É caracterizado por queda na temperatura e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem da estação. Como geralmente a regra tem sua exceção, este amarelar das folhas não se aplica às regiões próximas ao equador.

Depois destes dados que nos levam ao raciocínio, às informações, quero me ater, agora, ao ensinamento da estação. Seja inverno, primavera, verão ou outono, cada uma das quatro estações tem seu sabor pessoal, seu aprendizado.

No outono, as temperaturas começam a baixar em relação aos dias quentes de verão, aumentam as horas de céu claro e parcialmente encoberto, diminuem as chuvas e a umidade do ar, além da melhora no conforto ambiental. É uma estação bucólica. O outono é muito agradável.

Poetas, escritores, cantores escreveram e escrevem sobre o outono. Djavan é um deles, cuja música leva o mesmo nome da estação. Diz a música Outono: “Sedução, frenesi. Sinto você assim, sensual, árvore. Espécie escolhida, pra ser a mão do ouro. O outono traduzir viver o esplendor em si”.

Mas, pra mim e por ora, o maior ensinamento do outono vem da frase de Dalai Lama. Diz o mestre: “Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente”.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre as estações, em especial o outono?

Beto Colombo

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Outono"

  • rosimeri cardoso rodrigues domingos - 25/03/2014

    Lindo este texto, realmente o outono pra mim, é a estação mais linda, tudo brilha diferente!
    Obrigada!

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...