Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Ouvir o Silêncio

Deixe um comentário
Ouvir o Silêncio

Querido leitor. Você já se deu conta que há ruídos que não se ouve mais? O apito dos guardas noturnos, o crepitar das fogueiras, a gaitinha do afiador de facas, o chiar da chaleira no fogão a lenha, a matraca do vendedor de cartuchos, o quebrar da geada nos potreiros das manhãs geladas de julho, o canto do galo nas madrugadas, o apito do trem... Todos esses ruídos apenas rompiam o silêncio de antigamente. Hoje, o que mais desejo, é de silêncio que interrompa o ruído.

O tempo foi passando e outros ruídos foram se inserindo em nosso mundo. O ruído inconfundível do seletor de canal, a voz do repórter Esso, a sirene das 11 horas da mina de carvão, o barulho estridente do Decavê, o som das cantigas de roda, dos estouros irritantes das bombinhas de 500 em festas juninas, do ruído do motor do Gordini, das doces vozes do coral nas apresentações no coreto nas praças, a música de Tonico e Tinoco nas manhãs de domingo, a descarga aberta das motocicletas, do esmerilho das fábricas, até chegamos às vuvuzelas da África do Sul, por ocasião da última copa.

Ah, o silêncio...Como gosto de ouvir o silêncio!

Você já percebeu que o homem moderno começa seu dia com o “som” do rádio ou celular despertador, usa CD’s e rádio nos automóveis, ouve “música de ambiente” no escritório e termina o dia com o ruído da TV em casa? E ainda é capaz de dormir ouvindo buzinas de automóveis da avenida próxima e o ladrar dos cães nas noites, que para alguns são intermináveis.

Os sábios de antigamente costumavam se fazer a seguinte pergunta: “Se uma árvore cai na floresta, fará algum ruído se não houver ninguém para ouvi-la?” Será que o homem moderno faz tanto barulho apenas para ter certeza que ele está ali? Será que temos medo do silêncio?

Está lá no livro dos salmos: “Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus”. E para aquietar meu coração, o acalento é sair do ruído do mundo moderno. Ali ao ouvir o silêncio, aquieto meu coração e me apaziguo.

Isso é assim para mim hoje.
____________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 24/05/2013

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Ouvir o Silêncio"

  • Luz Marina - 04/06/2013

    Gostei muito ok

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...