Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Parar é Preciso

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Ao percorrer o Caminho de Santiago, trilha centenária de 800 quilômetros que se inicia na França e chega a Santiago de Compostela, na Espanha, adotei um hábito que foi fundamental para que eu pudesse chegar ao fim do percurso. De tempo em tempo parava para descansar. Às vezes parava a cada hora, às vezes a cada duas ou até mais. Mas não abria mão de parar. Parar é preciso.

Algumas pessoas vêem esse hábito como algo negativo. Na minha adolescência tive um patrão que, quando pedi férias porque estava cansado, me falou eu para deixar de ser vadio. Disse-me ele: “Eu trabalho há 30 anos e nunca tirei férias”, gabava-se. Tempos depois lamentávamos sua morte por ataque cardíaco fulminante no auge dos 50 anos. 

Talvez pareça politicamente inteligente, ou mesmo uma postura de “guerreiro”, ser visto como alguém dinâmico, que nunca pára para descansar, que nunca reserva tempo para si. Às vezes a gente se movimenta o tempo inteiro e, no final da jornada, olha sinceramente para trás e constata que só fez poeira. Porém, um peregrino descansado chega mais longe do que outro que não pára para descansar.

Domenico de Masi, em seu livro “O ócio criativo”, afirma que o futuro pertence a quem souber libertar-se da ideia tradicional do trabalho como obrigação ou dever, e for capaz de apostar numa mistura de atividade em que o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo e o lazer. Para ele, o futuro é de quem exercitar o ócio criativo.

A bíblia também nos faz refletir com apenas uma frase. “De que vale ganhar o mundo e perder a própria vida?”. 

Um profissional descansado rende muito mais do que outro que não tira férias. Algumas pessoas precisam desse descanso para equilibrar o corpo, a mente e o espírito. E, assim, seguirem inteiras a cada dia da jornada.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre parar um pouco?
__________________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 31/05/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 01/06/2011. Artigos inéditos serão veiculados a partir de março de 2013.
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Parar é Preciso"

  • Paulo Cesar Monteiro Dos Santos - 23/04/2013

    não tenho muito contato com filosofia, mas adoro o que consigo alcançar, ja pensei em criar um grupo para estas ações, o que me disperta é o fato de sua abrangencia principalmente sem fronteiras. Paulo. Torres, RS

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...