Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Percepções

Deixe um comentário
Percepções

Queridos leitores, aceitem o meu fraternal e caloroso abraço. Hoje, em nosso tema, vamos nos aprofundar em percepções.

Ant passant, podemos dizer que percepção é a função cerebral que dá sentido, que dá significado aos estímulos sensoriais. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.

Por ora e para mim, posso também dizer que geralmente tudo tem sentido se a gente der sentido. Uma folha que vai, um telefonema enganado, um pneu furado, uma demissão, um amor que termina. Se a gente não der sentido, nada faz sentido, não é mesmo?

Recentemente, estava assistindo a um programa na Globo News e vi que existe um grupo de papagaio real no centro de Porto Alegre. Para alegria das crianças e das pessoas em geral, mas para espanto dos pesquisadores, os pássaros voam em bando de um lado para outro.

A primeira vista, o que se conclui é que esses pássaros, originários da Amazônia, só deixaram seu habitat natural porque suas percepções já não fechavam mais. O espaço onde viviam foi alterado e eles desnorteados buscaram uma outra forma de vida, e foram atrás de um outro local para viverem. Migraram até chegar na grande Porto Alegre.

Na capital gaúcha encontraram alimento farto e árvores para viver, mesmo que um tanto quanto fora do seu habitat. Foi onde iniciaram os problemas, pois os papagaios começaram a devorar os alimentos de outras aves nativas, como sabiá, bem-te-vi, etc. Aqui, as autoridades científicas começaram uma verdadeira odisseia para tentar prender os papagaios e devolvê-los ao Estado de onde vieram.

Assim como os papagaios, têm os maçaricos que apareceram em bandos nos nossos quintais, têm as baleias, os pinguins e até o leão- marinho que encalhou na praia do Rincão.

Parece que o instinto, a percepção natural dos animais e das aves, de alguma forma está sendo alterado. Será que está se criando uma geração sem muita percepção ou com a percepção equivocada?
Se for assim e não fizermos nada, como humanidade, para refazer o rumo que está nos levando a esta catástrofe natural, corremos sérios riscos de nos tornarmos doutores em letras e analfabetos em percepção. E de que valem os diplomas se não poderemos sequer sentir o cheiro adocicado de mel silvestre que vem das árvores?

Seguindo este ritmo, corremos o sério risco de começarmos a acoplar no GPS, que nos diz onde devemos ir, também um sensor de percepção para nos alertar o que devemos perceber.
É assim como o mundo me parece hoje. E você, como percebe o mundo?


______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 20/09/2012 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 21/09/2012

Voltar para Café com Mistura

2 Comentários para "Percepções"

  • tiago duminelli - 20/09/2012

    Parabens Beto, um grande texto. Pois hoje vivemos em um mundo onde acontece coisas, fatos que com toda a certeza não são normais e as pessoas ja não ligam mais para isso, eles nao percebem o fato, como por exemplo é normal um jovem de 15 a 25 anos roubar por que fuma crack, e as autoridades dizem que simplesmente nao ha o que se fazer em relação, prendem hoje e soltam amanha. sera que não a nada mesmo a fazer? e sera que é normal? cade a percepçao, para mim atualmente a humanidade esta perdendo a percepçao, e eu só espero que eles nao demorem a perceber este mal.

  • Daniel Tomazi - 20/09/2012

    Bom dia Beto!

    Muito profundo esse artigo! Não que os demais não sejam, é questão de percepção! Rss. Parece-me que com a tecnologia que temos hoje estamos perdendo nossos sentidos e bom senso. Se repararmos o volume de som usado hoje em dia em muitos meios... É de ficar matutando: Pra que isso tudo? Será que é isso que buscam com tanto volume, baixar nossa percepção para que sejamos mais controlados pelas mensagens faladas ou cantadas ou até mesmo pelo ritmo da música? Certamente a percepção é um assunto que, como sinal de transito, deve ser sempre trazido a baila para que mantenhamos nossos sentidos em sintonia com a vida!

    Grande abraço!

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...