Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Ouça o audio deste artigo

Querido leitor, hoje vamos falar sobre primavera. Ela está chegando. E junto com ela está vindo uma bonita transformação nas ruas, praças e jardins. Um pouco antes de finalizar setembro, ela vai chegar oficialmente, mas extra-oficial, já se mostra se espreguiçando, colorindo todos os lugares.

É quase primavera!

A primavera é a terceira estação do ano. Se tomarmos como referência o início do ano, o calendário gregoriano. Ela ocorre após o inverno, onde as plantas se recolhem e antes do verão, onde as plantas crescem. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início na sexta-feira, 23 de setembro, e termina no dia 21 de dezembro.

A primavera é uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas e isso é perceptível nas ruas. Veja os ipês amarelos e roxos que embelezam a cidade e nos trazem um tapete no chão. 

É primavera. Um período em que a natureza fica bela, presenteando nosso cotidiano com flores das diversas cores e perfumando nosso ambiente com delicadeza e formosura. Como sabemos, tudo tem um sentido na natureza e a função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas. 

É na primavera que ocorre o equinócio de setembro, que é o momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, praticamente 12 horas cada. E não há uma máquina, um computador para  dar início a este processo, tudo é simples, natural.

Com relação a mudanças climáticas, também é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando, o mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas. 

É primavera! É tempo de rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia. É a estação da helicônia, alamanda, clívia.

É primavera, e com ela vem a gérbera, hibisco, gazânia, o  jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, o crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira e dama-da-noite.

Já é primavera! Com a chegada de setembro e uma boa nova andar nos campos...

Ah, estão chegando as flores...

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre a primavera?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 23/09/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 24/09/2011
Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...