Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Problema x Desafio

Deixe um comentário

Querido leitor, que você esteja bem. Hoje vamos falar sobre um desafiador tema: Problema x desafio.

Vamos começar o comentário de hoje trazendo a tona uma palavra comum em nossas vidas. Provavelmente todos usamos: crianças, adolescentes, jovens, adultos e até a pessoas da melhor idade. É uma palavra forte, e é sempre bom lembrar que para algumas pessoas, a palavra tem poder. Falo da palavra “problema”.

Problema, quem não os tem? Tenho um amigo, já com 75 anos, que diz que não vai ao médico porque  acredita que vão arrumar alguns problemas para ele. Conheço outras pessoas que jamais vêem coisas boas nas ações das outras pessoas, só apontam os problemas.

Lembro-me que na minha infância, quando frequentava a Escola Básica Padre Miguel Giacca no Rio Maina, quando tinha tarefas para casa, principalmente as contas de matemática, dizia que tinha problemas. Na verdade, o problema parece que se institucionalizou.

Eu conheço gente, e provavelmente você também conhece, que são elétricos, nunca param e justificam dizendo que estão com muitos problemas para resolver. É problema pessoal, familiar, profissional, enfim, há problemas para todos os gostos e situações.

Há os ditos superativos que não descansam enquanto não resolverem todos, mas absolutamente todos os problemas. “Espero, em minha aposentadoria, viver uma vida sem problemas”, já cheguei a escutar.

Problemas... Problemas... Problemas...

Você já percebeu o quanto é pesada a palavra problema? Parece que é algo problemático, muitas vezes insolúvel, mas invariavelmente, atrapalha o fluxo energético das relações, das etapas de produção. Enfim, problema é um “problema”.

Conheci uma partilhante, em consultório, que me chamou a atenção sobre uma forma inteligente de encarar o problema. Disse-me ela: “Quem sabe, ao invés do problema, começássemos a usar desafio?

Olha só a diferença: “Eu tenho um problema, nós temos um problema”... Agora troquemos o problema pelo desafio. “Eu tenho um desafio, nós temos um desafio”. Parece que o problema gera tensão e o desafio relaxa. Parece que o problema é fechado, o desafio aberto. Parece que o problema paralisa, o desafio provoca ação.

Enfim, a princípio pode não significar nada, pois são duas palavras, mas há uma postura antagônica entre uma e outra. Que tal, você tem um problema ou um desafio em sua vida?

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre isso?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 27/10/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 28/10/2011

Voltar para Café com Mistura

2 Comentários para "Problema x Desafio"

  • carmem nogueira - 01/11/2011

    me mandar mensagens ? tenho uma filha com paralisia cerebral e ñ to aguentando ela gritando por dias e noites ta dificil preciso de vc pra me dar calma. grata carmem!

  • Paulo Búrigo - 28/10/2011

    Realmente concordo com voce que soh pobre tem problemas porque rico tem desafios voce deve ter muitos desafios Beto e acho que um deles seria escrever o que voce eh e nao que voce gostaria de ser!!!!

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...